Câmara: 23 vereadores em 2024 e a mudança na LOM que começa agora
Ao ‘deixar’ a presidência da Câmara para Fred Procópio, candidatura que não vingou, Hingo Hammes tirou das costas um dos assuntos mais polêmicos e capazes de derrubar qualquer político: o aumento do número de vereadores de 15 para 23. Sobrou para o ungido Junior Coruja que, talvez, não tenha se atentado para a batata quente que tem em suas asas. Porém, o assunto vai respingar em todos.
Já em 2024
Em 2021, a justiça local assinalou, em uma ação em que sete suplentes pediam posse imediata considerando que a população da cidade superou os 300 mil habitantes, que a mudança deve ser feita. Naquela ocasião, no entanto, a justiça deixou claro e esses suplentes não tomaram posse, que a mudança começa pela modificação da Lei Orgânica Municipal e que os efeitos devem ser a partir da próxima eleição, em 2024.
Pode piorar
É aí que a batata quente sobrou para Corujinha. Como novo presidente do legislativo vai ter de conduzir essa mudança na LOM. E é bem difícil chegar à população que o aumento é previsto na Constituição. De qualquer forma, o atual presidente vai ter de promover a votação e, os demais, votar. E, mesmo não tendo pedido nossa opinião: quanto mais deixarem para perto das eleições, pior a situação.
Volta de projetos
Longe de a gente se meter na vida da prefeitura, mas já não estaria na hora de, com o arrefecimento da pandemia, trazer de volta projetos culturais como o Serenata Imperial e o Banda na Praça? Tá bacana ver novidades como espaço e apoio para hip-hop e outras manifestações mais jovens, mas projetos antigos também podiam ser retomados.
Desafio
Agora que é presidente da Comissão de Transportes e Mobilidade da Câmara de Vereadores estamos aguardando Hingo Hammes cumprir o desafio que sempre propomos aos ilustres que ocupam o cargo: fazer uma viagem de ônibus Centro-Posse ou Centro-Independência por volta das 18h. De preferência numa sexta-feira.
Concessão de parques
O tema é polêmico, mas pode ser uma tendência a ser acompanhada desde que a sua concessão seja muito bem estabelecida num contrato que beneficie o público. No Rio, a prefeitura vai transferir para a iniciativa privada, mediante concessão, sete parques municipais, como a Quinta da Boa Vista e o Parque de Madureira.
Candidatas em Petrópolis
Petrópolis teria três parques a serem concedidos: o de Itaipava, o Parque da Ipiranga e o Parque Cremerie. Mas, nada impediria também a criação de novas áreas que poderiam ser adaptadas para este fim e concedidas a empresas. O que precisa ficar garantido é o acesso de todos. E isso não se faz apenas com isenção de ingresso. É preciso trabalhar bem a ideia para que o povão não se sinta excluído em áreas que devem ser de todos.
A Catedral é nossa!
Nos mesmos moldes do “O Museu é Nosso”, a Catedral de São Pedro de Alcântara preparou um dia especial para o morador da cidade. Toda quarta-feira (menos nos feriados), moradores da cidade têm entrada franca na Galeria Auto Expositiva Princesa Isabel, na parte superior da Catedral, mediante apresentação do comprovante de residência. No local é possível apreciar a exposição com a história da igreja e na parte mais alta ver a cidade bem do alto.
Sem 0800
Um leitor nos perguntou: “qual o 0800 da prefeitura para fazer uma denúncia anônima?”. Não tem nem 0800 quanto mais para fazer uma denúncia anônima.
Menos, bem menos!
Recebemos de um apoiador/fã do novo presidente da Câmara de Vereadores: “em pouco mais de 20 dias na presidência da Câmara fez mais pela cidade que o secretário de Desenvolvimento Econômico ao longo de três gestões”. A afirmação foi porque Corujinha fez uma reunião com Serratec, o polo tecnológico da região serrana. No que a gente discorda: no máximo, deu empate.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br