• Acessibilidade para cadeirantes é problema em Itaipava; passeios que deveriam ser divertidos são verdadeiros desafios

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/01/2023 16:13
    Por Enzo Gabriel

    A mobilidade urbana é um dos principais problemas de Petrópolis e isso não se restringe somente ao trânsito. As condições das calçadas para pedestres também são peças-chave na discussão. Em Itaipava, a falta de acessibilidade para cadeiras de rodas nas calçadas transforma passeios que deveriam ser divertidos em verdadeiros desafios.

    “Recebi uma amiga em minha casa que está precisando se locomover de cadeira de rodas. Fui levá-la para conhecer Itaipava e é impossível andar em qualquer shopping e nas calçadas do bairro. Dá vontade de avisar às pessoas que são cadeirantes ou tem outro problema de mobilidade para não vir a Itaipava.”, conta Maria Luiza Lopes, moradora.

    Além da falta de acessibilidade, as calçadas também têm outros problemas, como desníveis e buracos: “Aqui também é um sufoco andar a pé. Tenho 74 anos e uma pessoa da minha idade vive torcendo o pé por aqui, mesmo andando só de tênis. Na União e Indústria só dá para andar se for de carro.”, conclui Maria Luiza.

    Além da dificuldade para moradores, a questão se aplica também a turistas, já que Itaipava é um dos destinos mais procurados no estado do Rio de Janeiro, registrando lotação máxima na maioria dos feriados ao longo do ano e sendo palco de grandes eventos.

    Questionada sobre a situação, a Prefeitura de Petrópolis informou que existe um projeto para melhorias na mobilidade urbana levando, em especial, sobre a acessibilidade não apenas no terceiro distrito, mas em toda a cidade. O projeto está sendo finalizado e em breve será executado.

    A respeito das calçadas, a Prefeitura afirmou que a responsabilidade de manutenção é dos proprietários dos imóveis.

    Últimas