• Abnegação e a raíz do esporte petropolitano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/01/2023 08:30
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

    Que fique bem claro: sem os chamados abnegados, dificilmente teríamos muito o que contar sobre o esporte petropolitano. Desde o início dos primeiros clubes sociais e esportivos por aqui, a figura do homem (ou a mulher) que dirige uma instituição ou parte dela ajuda a impulsionar uma área importante da sociedade local. A contribuição da dedicação é também muitas vezes criticada, é verdade, mas é impossível negar seu protagonismo nesses últimos 100 anos. E sobrevive até hoje.

    Se existem os abnegados, então como vivem? Boa parte dos conhecidos que militam, sobretudo nos clubes da cidade, herdaram de seus pais e avós o amor a uma certa instituição, e seguem fazendo da paixão familiar um ideal de superação. Sim, o esporte precisa se modernizar para enfrentar os desafios cotidianos, cada vez maiores em um mundo em rápida transformação. Seu papel, entretanto, permanecerá incólume porque entende que sua força de trabalho e seus ideais mantém gerações inteiras fazendo esporte.

    40 anos da morte de Garrincha: presença na Cidade Imperial ainda é recordada

    Na sexta-feira passada, não passou em branco a data de 40 anos da morte de Mané Garrincha, um dos maiores ídolos do futebol mundial e cuja presença em Petrópolis foi marcada pelas suas atuações pelo Cruzeiro do Sul e depois o Serrano. Além disso, vestiu a camisa do Cascatinha em um jogo amistoso disputado por aqui, em 1973.

    Mais investimentos para o esporte: motivos para comemorar ou a hora de cobrar mudanças?

    O repasse de mais de R$ 2,6 milhões para programas e projetos, por parte da Prefeitura, é uma boa notícia para o setor. Mais recursos significam mais atividades por todo o município, ainda impactado pela Covid-19 e a tragédia das chuvas em todos os aspectos. No entanto, é importante acompanhar a aplicação dos projetos.

    Mais investimentos para o esporte: motivos para comemorar ou a hora de cobrar mudanças? 2

    Há muito a se fazer para recuperar a influência do esporte na área do governo. Um dos desafios será impedir a divisão da comunidade esportiva local, pacífica e mesmo com as preferências pessoais por esse ou aquele, nas questões fundamentais do interesse geral que costuma jogar junto. Aliás, motivações eleitorais também estão em jogo nesse momento.

    Mais investimentos para o esporte: motivos para comemorar ou a hora de cobrar mudanças? 3

    Bastou fazer o anúncio de mais dinheiro para o esporte, para diferentes esportistas planejarem uma ida à Secretaria de Esportes. Todo mundo quer uma fatia do bolo, embora vários não saibam como funciona o mecanismo de aplicação desses recursos. As ideias para projetos pipocam a todo mundo, também dada a necessidade de tornar o município uma referência no desporto.

    Avancini trouxe (novamente) a mídia nacional para cá e faz grande festa em sua nova equipe

    Na semana passada, a mídia especializada deu ampla cobertura ao anúncio da nova equipe de Henrique Avancini, a Caloi (aliás, nem tão nova porque ele já competiu por ela), com direito a um repórter do Uol acompanhar um treino com o petropolitano. Após oito temporadas, o atleta voltará a competir pela marca que o projetou internacionalmente.

    Avancini trouxe (novamente) a mídia nacional para cá e faz grande festa em sua nova equipe 2

    Há 10 anos, na época em que estava na Caloi, Henrique Avancini conquistou aquela que, até então, era a sua prova mais emocionante da carreira. Ele havia feito história naquela ocasião quando venceu a etapa de Munsingen da Bundesliga, Campeonato Alemão. Avancini travou desde o começo uma emocionante corrida com o ex-campeão mundial e medalhista olímpico, José Hermida, e com Rudi van Houts, campeão da prova.

    Petrópolis volta a sediar uma competição de ponta no mountain bike

    Petrópolis voltará a sediar um grande evento de mountain bike. Depois de abrigar a Copa do Mundo e a Copa Internacional em 2022, desta vez o Desafio de Gigantes 2023 atrai para cá atletas de 10 países e cuja prova vale pelo ranking olímpico. As provas vão acontecer nos dias 10, 11 e 12 de março, no Villa Itaipava Resort & Conventions, em Itaipava, Petrópolis.

    DOIS TOQUES

    • Calor excessivo prejudica Elo Atle, no Rio – os atletas da equipe EloAtle, de Petrópolis, sentiram muito o calor na última sexta-feira durante a disputa da Corrida de São Sebastião. Fábio Silva foi o melhor do time, com a sexta colocação na prova de cinco quilômetros.
    • Raulzinho anuncia volta aos treinos – O representante de Petrópolis, Raul Gehren Gonçalves, anunciou volta aos treinos em fevereiro e avisou que vai brigar pelo título do Campeonato Estadual de MX, cuja temporada deve iniciar entre março e abril.

    Últimas