Mais de 800 toneladas de resíduos de esgoto de Petrópolis são reaproveitadas
A parceria da concessionária Águas do Imperador com a empresa Organosolo Biotecnologia completou, em janeiro, um ano e tem como objetivo destinar todo o lodo gerado pelas Estações de Tratamento de Esgoto da cidade para compostagem, em vez do aterro sanitário. Em 2022, 100% do lodo oriundo de esgoto – um total de 802 toneladas – foi enviado para a produção de adubo.
Iniciativa contribui com o Meio Ambiente
O resíduo é transformado em adubo orgânico, rico em nutrientes para o solo, e utilizado em atividades de agricultura, reflorestamento, entre outras. Para este ano, a previsão é de que mais de mil toneladas sejam encaminhadas para a compostagem.
Parceria completa, em janeiro, um ano.
Fotos: Divulgação
Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), no Brasil, apenas 43% desse material é coletado e tratado. O restante fica exposto e gera impactos negativos ao meio ambiente. Vale lembrar, também, que o Novo Marco Legal do Saneamento Básico estabelece como meta que 90% da população tenha acesso à rede de coleta de esgoto até 2033, o que aumenta a produção do resíduo gerado no processo de tratamento de esgoto.