• Exposição Afago, no Sesc Quitandinha, segue até 26 de fevereiro; artistas conversam com o público neste domingo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Assinadas por artistas de renome internacional, obras contrastam com a suntuosidade dos salões do palácio.

    15/01/2023 11:03
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A exposição Afago, no Sesc Quitandinha, foi prorrogada. A mostra aberta no Festival Sesc de Inverno 2022, inaugurando um novo conceito de centro cultural no espaço, segue em cartaz até o dia 26 de fevereiro. Para marcar a extensão da exibição, o Sesc promove neste domingo (15) conversas com artistas abertas ao público. Para participar, basta fazer sua inscrição no link.

    Às 11h, o artista Ricardo Basbaum conduz uma conversa em que contextualizará as peças expostas a partir de questões de sua prática artística, em torno de temas da arte e do pensamento contemporâneos. Será organizada a escuta conjunta do áudio que integra os conjuntos (êxtase&exercício), levantando questões em torno do uso da voz e da utilização de fones de ouvido, em suas relações com a presença do corpo que se movimenta em contato com as esculturas, em embate direto com as decisões de formalização trazidas pelas peças.

    “O Corpo Natureza e a Poética do Barro”

    Às 15h, Ana Rondon ministra a oficina “O Corpo Natureza e a Poética do Barro”, que investiga a relação do corpo com a natureza e analisa de que forma participamos da paisagem que nos rodeia. O tema tem relação com a obra de Brigida Baltar exposta na mostra (veja abaixo mais informações) e, por isso, marca a inauguração do espaço educativo para oficinas que leva seu nome: o Espaço Brigida Baltar. Trata-se de um mobiliário funcional, que pode ser montado e desmontado facilmente e, assim como a exposição, ocupará diferentes locais do Quitandinha durante as mostras em exibição.

    Sobre a exposição Afago

    Um convite ao descanso, às pausas, a um retardamento do tempo. Essa é a ideia central da exposição Afago, em cartaz no Sesc Quitandinha, em Petrópolis. Inaugurada em 2022 por ocasião da 20ª edição do Festival Sesc de Inverno, a mostra que reúne obras de nove artistas e um coletivo marca o novo conceito de centro cultural no Quitandinha.

    Artistas de renome nacional e internacional

    As obras são assinadas por artistas de renome nacional e internacional: Ana Miguel, Brígida Baltar, Cadu, Ernesto Neto, Helô Sanvoy, Jaime Lauriano, Nydia Negromonte, Ricardo Basbaum, Santídio Pereira e Coletivo Opavivará. Instaladas pelos salões, varandas e cúpula, as peças têm dado novo sentido ao espaço, contrastado com a suntuosidade do palácio que abrigou um dos hotéis-cassino mais badalados da América Latina na década de 40 do século passado.

    O público pode, por exemplo, deitar em redes, sentar em roda, escutar e assistir relatos, observar o renascimento de hortaliças, bater tambor, observar a vegetação emoldurada pelas belas e amplas janelas do palácio, entre outras formas de interação “As obras da exposição sugerem o convite à experimentação, ao repouso e à interação. De outro modo, vivemos um momento de escuta, de conversa, de trocas de experiências, no tempo do carinho, do cafuné, dos abraços.”, explica Marcelo Campos, curador da mostra ao lado de Filipe Graciano.

    A exposição Afago inaugura um novo conceito de centro cultural no Sesc Quitandinha. A ideia principal é que as exposições não fiquem circunscritas a um ou outro salão, mas sejam dispostas pelos diferentes espaços do térreo do palácio, administrado pelo Sesc RJ. Além disso, a proposta é que as mostras dialoguem com atrações em outras linguagens artísticas, como dança, teatro, música, teatro, audiovisual e literatura. Espaços gastronômicos também serão inaugurados no palácio.

    Mais informações:

    Exposição Afago, em cartaz até 26/01/2023

    Ana Miguel, Brígida Baltar, Cadu, Ernesto Neto, Helô Sanvoy, Jaime Lauriano, Nydia Negromonte, Ricardo Basbaum, Santídio Pereira e Coletivo Opavivará

    Local: Sesc Quitandinha: Av. Joaquim Rolla 2 – Petrópolis

    Visitação: De terças a domingos e feriados, das 10h às 18h.

    Entrada franca

    Últimas