• Pela graça de Deus, livres para cuidar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/04/2016 11:40

    Liberdade. Ser livre. Sentir-se livre. Ética. Discernir entre verdade e mentira. Optar pelo bem e rejeitar o mal. Liberdade e ética.

    Em 2016, o Tema do Ano da Igreja Luterana (IECLB) olhará com cuidado e profundidade estas duas palavras: liberdade e ética. O Tema de 2016 afirma: Pela graça de Deus,livres para cuidar. Este Tema vem acompanhado por três subtemas: A salvação não está à venda. As pessoas não estão à venda. A natureza não está à venda. O Lema bíblico é de Amós 5.14a: Buscai o bem e não o mal.

    Este tema vem da preocupação crescente em relação à ética como esforço diário para discernir o que é certo e para agir de forma responsável.

    Buscai o bem e não o mal. A vida nos desafia a discernir entre o útil e o inútil, a optar entre o saudável e o doentio, entre o correto e o incorreto, entre ser corrupto ou ser honesto. Ética é tema urgente!

    Para o profeta Amós, a prática do mal leva ao juízo divino e também leva à ruína individual e da sociedade toda.

    O Tema do Ano, Pela graça de Deus, livres para cuidar, aponta para o que podemos chamar de cerne da Teologia luterana – A GRAÇA DE DEUS, o que Deus fez e faz por nós, por sua decisão, nos liberta de medo, rancor, mágoa, egoísmo, inveja, entre tantas outras prisões. Deus nos liberta da preocupação que temos conosco mesmos – eu e você não precisamos mais se preocupar com nossa salvação, pois Cristo fez tudo por cada um de nós! Basta crer! E Ele nos coloca em condições de discernir e de praticar o bem.

    A graça de Deus é o abraço que Ele nos dá todo dia. É esse abraço que nos torna livres e nos move para cuidar do presente da salvação, para cuidar das pessoas, e para cuidar da natureza. O amor de Deus, que perdoa as nossas faltas e nos liberta de toda a culpa, nos coloca no caminho do discernimento do bem e do seu exercício pelo cuidado pessoal, familiar e do mundo. 

    Pela graça de Deus, somos livres para cuidar, por isso afirmamos que A salvação não está à venda. O amor salvador de Deus em Cristo é projeto de Deus para toda a humanidade. Receber a salvação como dom gratuito de Deus é uma crítica diante das práticas que lidam com o sagrado como uma mercadoria. A relação entre nós e Deus está ancorada na fé, na confiança, na gratidão e no compromisso ético com o bem e não o mal.

    Pela graça de Deus, somos livres para cuidar, por isso afirmamos que As pessoas não estão à venda. Diversas formas de tráfico de pessoas vêm aumentando, como aquelas ligadas ao trabalho escravo, à prostituição e à venda de órgãos humanos. Cada pessoa é criada à imagem de Deus e deve ser respeitada. É também necessário realizar um exercício ético para enfrentar as políticas e práticas que criam pobreza, discriminação, exclusão e tudo que diminui a dignidade humana.

    Pela graça de Deus, somos livres para cuidar, por isso afirmamos que A natureza não está à venda. A continuidade da vida humana está vinculada ao futuro da nossa mãe terra, que precisa ser respeitada e protegida como boa Criação de Deus. Podemos desenvolver relacionamentos com respeito e utilização sustentável da natureza.

    Quem se sabe e se sente pessoa agraciada e cuidada por Deus é livre para cuidar. Quem vive a partir da gratidão pode afirmar que a salvação, as pessoas e a natureza não estão à venda e, pela prática do bem, trabalhar, viver, testemunhar Jesus Cristo.

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703


    Últimas