Pedágio na BR-040 pode ficar ainda mais caro com a nova concessão
A expectativa de reduzir até pela metade o custo do pedágio na BR-040, com a nova concessão, está caindo por terra. Agora, o trecho a ser licitado engloba do Rio a Belo Horizonte. E os mineiros correram atrás de informações, bem mais do que nós, fluminenses. Já apuraram que a meta é aumentar o pedágio e não diminuir para que haja empresas interessadas na concorrência. No ‘nosso’ trecho o valor a ser praticado seria de R$ 13,25. Para os mineiros a situação é ainda pior: pode passar de R$ 5,80 para até R$ 16,30.
Reajuste ainda ‘guardado’ para vigorar
Mas, para a gente por ser periclitante. Porque em novembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a quem cabe a fiscalização do contrato, autorizou um reajuste de 11,89% para o pedágio da BR-040 cuja tarifa vai a R$ 14,10. Reajustou, mas ainda não transferiu para o motorista. Na portaria que reajusta o pedágio, a ANTT fala que ‘o impacto tarifário será postergado’. Ou seja, a gente continua pagando R$ 12,60 e o reajuste pode vigorar a qualquer momento. Então, a nova licitação, com estimativa a R$ 13,25, também pode não vingar e a gente desembolsar R$ 14,10 – como já foi autorizado. Ou até mais, porque a concessão só vai rolar no final deste ano e pode haver novo cálculo.
Mudanças à vista
E o Léo França estaria confidenciando, à boca miúda, que pode deixar de ser vereador. Na verdade ele queria voltar para a Comdep, mas estaria esbarrando no impedimento jurídico de parentesco e falta de comprovação técnica. Assim, poderia ele trocar com Ronaldo Ramos e ficar com a Secretaria de Obras. Mas, precisa ainda combinar com o prefeito, com o Ronaldo Ramos…
Suplente
Mas se Ramos não aceitar o troca-troca e Léo França tiver outro vaga no governo, pode assumir o terceiro na lista do PSB: o suplente Renato Kaipper, que teve 307 votos. Kaiper, no entanto, não estaria muito feliz com o governo. Por sua vez, o governo só toparia um nome com mais poderio de votos.
Mais um nome
Falando em eleição de 2024, mais um ocupante de cargo de primeiro escalão quer ser vereador. Ricardo Patuléa, presidente do Serviço Autônomo do Hospital Alcides Carneiro e que regula ainda as UPAs, quer tentar a sorte.
Disputa por cargos
Prestes a mudar a mesa diretora da Câmara que terá Junior Coruja como presidente a partir desta quarta-feira é intensa a movimentação nos bastidores. Mas é pelos cargos! Porque com novo presidente, vice e secretários assumindo muda a configuração dos cargos comissionados. Tá uma discussão só!
Indenizações
Falando nisso, a Câmara de Vereadores gasta uma baba por ano com os ‘haveres’ dos cargos em comissão exonerados. E como a rotatividade é alta…
‘Comissão-moita’
Lembra que a gente sempre cobra aqui a CPI da Águas do Imperador que a Câmara de Vereadores sempre ameaça abrir? Já teve! Mas como assim? Não chegou a ser uma comissão de inquérito, mas foi uma comissão especial. Teve quatro reuniões e uma audiência pública ano passado. Resultou, como praxe, num relatório com… recomendações. E passa a mão no toco! Mas, e aí? A empresa, sempre alvo de críticas, é boa, é ruim, deve ficar, suspende o contrato? E como a comissão funcionou por seis meses sem publicidade deste ato da Câmara? A gente até ouviu falar da audiência, mas nem tchum que era relatório de comissão…
Não foi por falta de aviso
Ainda sobre o Palácio de Cristal – onde chove mais dentro do que fora – cuja reforma alcançou R$ 1,5 milhão: desde o início, em janeiro de 2020, a gente avisa que era melhor não mexer no piso que nem tinha tanto problema e concentrar no telhado.
Oportunidade
Para os que odeiam pagar estacionamento rotativo: a fiscalização anda à meia boca. Em pontos mais afastados do Centro, começa só lá pelas 10h.
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