Prefeitura inicia desmonte de rochas dos leitos dos rios
Já não era sem tempo. A prefeitura vai licitar agora, no dia 25, serviço de desmonte de rochas nas encostas e também nos leitos dos rios. Hoje, com desmoronamento de margens, é fácil notar que os rios estão com as calhas bem obstruídas. Basta dar uma olhada no Rio Quitandinha, na Washington Luiz, o mais estreito e lotado de pedras e restos de blocos de cimento. A limpeza será feita ali e também no Rio Piabanha, no trecho da Barão do Rio Branco e no Rio Palatinato, no Morin. Também entram neste rol de limpezas os canais da Rua Perroni Américo, na Vila Felipe, e da Vila Real, no Alto da Serra. E, é bom frisar, que estes blocos de cimento e rochas nem são todos da última tragédia. Estão lá há muito tempo, desde episódios anteriores.
Nas encostas também
O serviço também prevê a retirada de rochas de locais como Morro da Oficina, Duarte da Silveira, Bartolomeu Sodré, Rua Uruguai, Capitão Paladino e Alexandre Fleming e Serrinha, no Independência. Nos rios quanto nas encostas o trabalho prevê dois cenários: desmonte e acomodação em caixas de gabião, desmonte e retirada, desmonte e acomodação no leito do rio e desmonte e retirada do leito do rio. Nos cursos d’água, tomara que a maioria seja de retirada total.
Carnaval
Praticamente coincidindo com um ano da tragédia das chuvas de fevereiro, o Carnaval 2022 tem duas alas no governo: uma pró e outra contra a realização de eventos pelo poder público ou pelo menos o apoio a blocos e outros festejos.
Desafio
Se o novo presidente da Câmara de Vereadores, Junior Coruja, quiser mesmo aproximar o legislativo do povo lançamos aqui dois desafios: retornar com a Ouvidoria do Povo e com o Tribuna Livre. Du-vi-de-ó-dó!
Tudo igual
Interessante que se passaram dois anos do fim da gestão de Bernardo Rossi como prefeito e os que vieram posteriormente – Hingo Hammes e Rubens Bomtempo – continuam mantendo contratos do ex, antes seriamente criticados. Já podemos dizer que o Bê tinha razão?
Ficou algum asfalto?
Lembra que em outubro de 2021 a prefeitura gastou R$ 25 milhões para asfaltamento de 59 ruas da cidade, financiados pelo governo federal, processo ainda da gestão Bernardo Rossi e executado por Hingo Hammes? As chuvas de 2022 levaram boa parte deste asfalto…
Só pra saber
A prefeitura anda colocando onde lixo verde e entulho? Não é no aterro de Pedro do Rio não, né?
Preto & Branco
O Baile Preto e Branco, do Petropolitano, está de volta. O maior evento pré-carnavalesco de Petrópolis já tem data marcada: dia 11 de fevereiro, a partir das 22h. No salão principal, a festa ficará por conta da Escola da Samba da Portela, que completa 100 anos, e da Roda de Samba do Cacique de Ramos. Já no ‘espaço grill’, os petropolitanos poderão matar a saudade da antiga Boate Savana, com uma edição especial comandada pelos DJs David RF e Nytrous. Os ingressos já estão à venda.
Conceitos
Pessoal da prefeitura tá meio confuso sobre o que é reforma e o que é manutenção. Fecharam contrato, via licitação, segundo a prefeitura para ‘reforma’ do Pronto Socorro do Alto da Serra, valor de R$ 200 mil. Mas, gente, com essa grana não se reforma nada, não. No máximo é uma demão de tinta e branca, porque a colorida é mais cara.
Mistério
É um enigma o envio de carnês de IPTU pela prefeitura. O executivo enviou 100 mil carnês pelos Correios, mas abriu 16 postos na cidade para emissão de segunda via para quem não recebeu o documento em casa.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br