• Castro dá posse ao novo secretariado do segundo mandato

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/01/2023 13:15
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O governador Cláudio Castro deu posse, nessa segunda-feira (02), ao novo secretariado. Novos nomes se juntam aos secretários que já estavam no comando de algumas pastas. Foram criadas novas secretarias como a da Mulher, de Habitação, e Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável.

    “Em nosso segundo mandato, é chegada a hora de o Rio de Janeiro se posicionar como um ator global novamente. Nos próximos quatro anos temos novos desafios que requerem união de esforços. Aos novos secretários, secretárias, diretores e presidentes de órgãos estaduais, estejam certos de que muito trabalho nos aguarda. O Rio de Janeiro melhorou, é verdade, mas não significa que nossa missão foi totalmente cumprida. O Rio precisa de mais, e nós vamos entregar mais ao Rio”, declarou Cláudio Castro.

    O vice-governador Thiago Pampolha é o novo titular da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade.

    À frente da recém-criada Secretaria da Mulher, assume Heloisa Aguiar, presidente do RioSolidario. E na Secretaria Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo. Na Habitação, o titular é Bruno Dauaire.

    A Secretaria de Saúde será liderada por Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, o Dr. Luizinho, que já esteve à frente da pasta de 2016 a 2018. Washington Reis, ex-prefeito de Duque de Caxias, assume a Secretaria de Transportes e Mobilidade.

    A nova secretária de Educação é Patrícia Reis. A Secretaria de Trabalho e Renda tem Kelly Mattos como nova titular. Rafael Picciani ficará à frente da pasta de Esporte e Lazer, e Jair Bittencourt coordenará a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.  

    Rosangela Gomes fica no comando da Secretaria de Assistência Social. Para o Turismo, Castro escolheu Gustavo Tutuca, que já foi secretário da pasta. Já a Secretaria de Ciência e Tecnologia passa a ser gerida por Dr. Serginho.

    O titular da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília volta a ser André Moura. Já a Controladoria-Geral do Estado (CGE) terá como controlador-geral Demétrio Farah. Além disso, o Rioprevidência passa a ter como presidente Eduardo Merlin.

    Mudanças: fusão e desmembramento

    A Secretaria das Cidades e a de Infraestrutura e Obras foram fundidas. As pastas passam a formar a Secretaria de Infraestrutura e Cidades, administrada por Uruan Cintra.

    Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais foi desmembrada em duas. Foram criadas as pastas de Indústria e Comércio, conduzida por Vinicius Farah, e de Óleo, Gás e Energia, com Hugo Leal como titular.

    Seguem nos cargos

    Continuam à frente de suas pastas Nicola Miccione (Casa Civil), Rodrigo Abel (Gabinete do Governador), Rodrigo Bacellar (Secretaria de Governo), Leonardo Lobo (Fazenda), Nelson Rocha (Planejamento e Gestão), Fernando Albuquerque (Polícia Civil), coronel PM Luiz Henrique Marinho Pires (Polícia Militar), coronel BM Leandro Sampaio Monteiro (Defesa Civil e Corpo de Bombeiros), Maria Rosa Lo Duca Nebel (Administração Penitenciária) e Danielle Barros (Cultura e Economia Criativa).

    Mauro Farias (Transformação Digital) e Edu Guimarães (Gabinete de Segurança Institucional) também permanecem. Além disso, o procurador-geral do Estado Bruno Dubeux continua no comando da Procuradoria-Geral do Estado. O jornalista Igor Marques segue à frente da Subsecretaria de Comunicação.

    Últimas