Na China, Xi Jinping reafirma princípio “um país, dois sistemas” para Hong Kong
O presidente da China, Xi Jinping, reafirmou nesta sexta-feira (23) o compromisso com o modelo “um país, dois sistemas” para o governo de Hong Kong. Segundo ele, trata-se do “melhor arranjo” para manter a prosperidade e a estabilidade.
O princípio promete à ex-colônia britânica o direito a ter suas próprias instituições políticas, sociais e financeiras por 50 anos, após ela voltar ao controle da China, em 1997. Mas críticos afirmam que o modelo tem se fragilizado, sobretudo após Pequim impor em 2020 a Lei de Segurança Nacional, que prendeu ou silenciou muitos dissidentes.
Xi falou durante reunião com o executivo-chefe de Hong Kong, John Lee. O presidente da China elogiou o governo de Lee por seu pragmatismo e pelo foco em salvaguardar a segurança nacional. Também mencionou esforços para revitalizar a economia e lidar com preocupações públicas.
Ex-ministro de Segurança, Lee assumiu em 1º de julho, ao vencer uma votação com mais de 99% dos votos, de um comitê formado em sua maioria por membros pró-Pequim em que concorria como único candidato.
Fonte: Associated Press.