• Bombeiros, nossos heróis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/07/2018 09:29

    Foi comemorado ontem o Dia do Bombeiro Brasileiro, data instituída por decreto federal de 1954, no qual também foi criada a Semana de Prevenção Contra Acidentes. Em 1856 já havia as primeiras atuações do Corpo de Bombeiros no nosso país, sabe-se disso pelo decreto que, já naquela época regulamentava meios para o controle e diminuição de incêndios, assinado pelo imperador Dom Pedro II. Imaginem como não era apagar um incêndio, por exemplo, antes da atuação desses profissionais? Muitas pessoas arriscavam suas vidas, em consequência da falta de treinamento, preparo e até mesmo habilidade. Inicialmente os bombeiros atuavam apenas no combate de incêndios. 

    Com o passar do tempo, suas funções e responsabilidades cresceram ainda mais, podendo agir assim no combate a qualquer tipo de incêndio, regastes, salvamento aquático, acidentes rodoviários e ferroviários, acidentes elétricos, hidráulicos, redes de gás e materiais perigosos, corte de árvores com risco de queda, além da captura de animais, entre outros, desempenhando papel crucial em nossa sociedade, sendo dignos de todo respeito e admiração por parte de todos nós. Sabemos que nosso município sofre com um elevado número de incêndios florestais, quem não se lembra das queimadas que ocorreram no ano de 2014 e destruíram mais de 2 mil hectares em diversos pontos da mata? Nessa ocasião equipes do Corpo de Bombeiros não mediram esforços para sanar o problema, protegendo a vegetação, animais silvestres e até mesmo residências que o fogo ameaçou atingir. Segundo dados do 15° Grupamento de Bombeiro Militar de Petrópolis, em 2017 foram registrados 116 casos de fogo em vegetação; já em 2016 foram 150 registros. 

    Este ano em nossa cidade foi realizado através do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o II Simpósio de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Região Serrana com o objetivo principal de reduzir os riscos de incêndios florestais, ação de extrema importância, além do caráter preventivo. Uma outra questão que não podemos esquecer é a conscientização da população frente as queimadas, sabemos que é proibido a partir da Lei Federal 9.605/1998 a fabricação, venda, transporte e soltura de balões, pois esses podem provocar incêndios não só nas matas, mas em qualquer outro assentamento urbano. Soltar balões configura crime ambiental!!! A soltura de balões aumenta a incidência de queimadas! 

    Quantos de nós já não ficamos sabendo de incêndios que foram provocados e castigaram nossa vegetação? Então, que a gente possa colaborar com os bombeiros e fazer nossa parte! Vamos também contribuir para a preservação do meio ambiente!!! Admirados por crianças, jovens, adultos e idosos, os bombeiros são vistos e na verdade são, super-heróis da vida real… Já pensou ter que entrar em local todo em chamas para salvar uma vida? É um verdadeiro ato de amor ao próximo. Por fim gostaria de parabenizar a todos os bombeiros que com muito empenho e bravura desempenham importante trabalho, arriscando suas vidas para poder salvar outras vidas, sendo verdadeiros heróis!!!

    Últimas