Rebio Araras comemora 41 anos com atividades gratuitas
A imensa área verde, localizada entre as cidades de Petrópolis e Miguel Pereira, que mantém atualmente 3.862 ha de floresta preservada, comemora 41 anos na próxima segunda-feira. Para marcar a data, a Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras), administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está com uma programação especial e gratuita durante toda a semana.
"O aniversário da Rebio Araras é uma data muito importante para nós, pois é uma oportunidade para aproximarmos a comunidade da Reserva, já que pela sua categoria não são permitidas visitas recreativas. Para isso, preparamos uma programação especial com diversas atividades e contamos com a presença de todos para conhecer mais a Rebio e sua importância para a região", disse Isabela Bernardes, gestora da Reserva.
A programação de aniversário acontecerá nos dias 4 de julho (quarta-feira) e 6 de julho (sexta-feira) na sede da reserva, e no dia 7 de julho (sábado) no Centro do Vale das Videiras. Entre as atividades, acontecerá oficina de compostagem, confecção de terrários com reciclagem de gaiolas, visitas orientadas e exposição de fotos.
Na quarta-feira (4/07), a partir das 14h, haverá uma Oficina de Compostagem com a Organokits, a qual aborda os princípios e metodologias de compostagem de resíduos domésticos orientada pelo convidado, Guilherme Veriano Campos, membro da Organokits, na sede da unidade de conservação.
No mesmo dia, às 15h, os guarda-parques oferecerão uma Oficina para confecção de terrários com reciclagem com gaiolas, na sede da Rebio Araras, cujo objetivo é mostrar para os participantes que as gaiolas podem ser utilizadas com outras finalidades, que não seja o aprisionamento de animais.
Já na sexta-feira, 6/07, a partir das 9h, os guarda-parques orientarão os visitantes para uma visita guiada à Trilha da Água, atrativo no interior da unidade de conservação. Consecutivamente, os guarda-parques orientarão os visitantes para participar de um plantio de mudas de espécies nativas na unidade de conservação e exibirão uma exposição de fotos das Aves nativas da Rebio Araras.
Todas as atividades serão gratuitas, mas para participar os visitantes deverão se inscrever previamente pelo telefone (24) 2225-1975.
Para finalizar as atividades da programação do aniversário da Rebio Araras, no sábado (7/07), às 8h30, a Reserva vai promover o programa Vem Pedalar RJ, do Inea. Será um passeio ciclístico de 20km de Mountain Bike, com nível de dificuldade médio a pesado para os iniciantes e leve para os experientes.
O ponto de partida será próximo à sede, no Centro do Vale das Videiras, que fica na Estrada Almirante Paulo Meira n°7700, Araras, Petrópolis, Rio de janeiro. Para participar da corrida os visitantes deverão se inscrever pelo e-mail educacaoambiental.rba@gmail.com. Os participantes ganharão água, frutas e brindes durante a corrida.
História
A Reserva Biológica de Araras, reconhecida inicialmente como floresta protetora da União, pelo Império do Brasil, e como Horto Florestal, é uma unidade de alta restrição. Junto com a Rebio Tinguá, formam um importante contínuo florestal, iniciando o Corredor de Biodiversidade Tinguá – Bocaina.
Localizada em serras muito altas com afloramentos rochosos e grande biodiversidade, a Rebio Araras tem como objetivo garantir a presença de populações de animais e plantas nativas, além de oferecer refúgio para espécies raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas.
Serviço
Rebio Araras
Estrada Bernardo Coutinho, 10.351, Gleba do Horto Jardim Araras, Araras – Petrópolis (Sede da Rebio Araras)
O Vem Pedalar RJ visa promover a integração entre os visitantes e as unidades de conservação, a partir da prática do Ciclismo em meio à natureza, promovendo também a sensibilização ambiental dos atletas.
A Reserva Biológica Estadual de Araras tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.