Operação Abafa: bombeiros orientam para reduzir ocorrências de queimadas
Foi realizada na quinta-feira (28) a segunda etapa da Operação Abafa, dessa vez na região do Brejal, Taquaril e Posse. A ação, organizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e 15° Grupamento Bombeiro Militar, contou com a participação da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Polícia Militar, Exército e demais órgãos de proteção ambiental do município. Foram distribuídas mais de 100 notificações aos moradores destas localidades. O objetivo é sensibilizar a população sobre os riscos das queimadas.
O trabalho de sensibilização contou com a presença de 45 pessoas de 11 instituições, que foram divididas em seis equipes para atender a cada região considerada de risco. O objetivo é reduzir a incidência de incêndios florestais na cidade. As notificações têm cunho educativo e trazem algumas orientações aos moradores, como não usarem as queimadas como forma de limpeza de terreno.
O procurador da República, Charles Pessoa, explicou que a entrega do material aos moradores permite que os responsáveis pelos focos de incêndio sejam punidos. “As notificações deixam claro que os moradores estão cientes de que não podem utilizar o foco para a limpeza dos terrenos. O trabalho de hoje é educativo, com orientação, mas deixa claro que eles terão que assumir a responsabilidade caso se utilizem dessa técnica. Com o trabalho antecipado, caso aconteça uma queimada de grande proporção, o responsável será identificado”, explicou.
Na primeira operação, realizada no dia 20 de junho, em Secretário, foram entregues pelo menos 100 notificações. Segundo o comandante do 15° GBM, tenente-coronel Ramon Camilo, com a operação pretendem reduzir em, pelo menos, 50% de queimadas na cidade.
De acordo com os dados do 15° GBM, em 2016 foram registradas 258 ocorrências de incêndio florestal. Em 2017, este número reduziu para 116. Segundo o comandante, o trabalho de prevenção teve início no ano passado, inclusive, com a realização do I Simpósio de Prevenção e Combate ao Incêndio Florestal. Neste ano, com a realização da segunda edição do Simpósio, que aconteceu no início deste mês, serão realizadas ações com a finalidade de reduzir o número de casos de queimadas.
“A Operação Abafa foi derivada das diversas discussões acadêmicas realizadas no II Simpósio de Prevenção e Combate ao Incêndio Florestal, tendo como foco principal a educação ambiental, com a expedição de notificações preventivas de incêndio florestal, com a finalidade de reduzir o número de casos de queimadas indiscriminada na área operativa do 15° GBM”, completou.
O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, ressaltou a importância das vistorias preventivas com os órgãos ambientais com o apoio do drone da Defesa Civil, principal novidade do Plano Inverno 2018 Petrópolis. “Com o trabalho em conjunto, podemos estudar os locais e ver, antecipadamente, como devemos atuar para combater um incêndio que venha atingir uma área de difícil acesso. Todo o trabalho antecipado dos órgãos contribui para a redução do número de queimadas”, garante.