Lago de Nogueira permanece sem intervenções; Projeto Jardim Botânico ficou apenas na promessa
O lago de Nogueira segue sendo alvo de críticas devido à falta de manutenção e o abandono do local que, um dia, já foi espaço de lazer para os moradores do bairro.
O Jardim Botânico de Nogueira, que espera para sair do papel há mais de cinco anos, conta com uma verba de R$ 931 mil. O espaço funcionaria como área de preservação e estudo das plantas em extinção da Mata Atlântica.
No entanto, até hoje a população aguarda frustrada e pouco esperançosa pelas intervenções no local, já que nem as manutenções simples, como podas e capinas, estão sendo realizadas com frequência. Na última matéria publicada pela Tribuna sobre a região, o Inea informou que a última limpeza foi realizada pelo Instituto, que fez a retirada das gigogas.
Leia também: Lago de Nogueira, local que já foi área de lazer, está abandonado; moradores cobram providências
Segundo Djalma Costa, morador vizinho do lago e do Clube Promenade, as equipes da Comdep fizeram uma limpeza no mato, mas o espelho d’água continua diminuindo.
Além da falta de intervenções, moradores reclamam também da falta de iluminação pública – o que impede que as mulheres, principalmente, frequentem o espaço à noite com tranquilidade.
Para José Fernando Sampaio, comerciante e morador do bairro há 67 anos, no passado o local foi um açude que contava com pedalinhos e remo. Atualmente, no entanto, o lago está abandonado.
“Hoje aquilo é um lago de lama. Não tem muita água. O espelho d’água ali tem, no máximo, um metro. O pessoal usa para pescar ali, mas também tem jogado muito esgoto ali dentro.”, conta.
De acordo com o comerciante, à noite o local tem se tornado perigoso por conta das pessoas de outras regiões que aparecem para usar o espaço como ponto de droga. “Essa é a nossa realidade de Nogueira hoje. Às vezes falta também iluminação, falta alguém para estar fiscalizando. Era bom se tivesse nesse local um guarda noturno.”, sugere.
Animais soltos nos arredores
Nesta segunda-feira (12), dois cavalos estavam soltos no espaço. Na ocasião, os animais de grande porte se dirijam à estrada, disputando espaço com os ciclistas, pedestres e veículos que passavam pela região. Segundo moradores, é comum a permanência dos animais no local.
Questionamos a Prefeitura de Petrópolis sobre a situação no local, a iluminação pública e o projeto ‘Jardim Botânico de Nogueira’, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.