Campanha recebe denúncias sobre soltura de balões
Com o objetivo de conscientizar a população sobre esses riscos, o Programa Linha Verde, específico para denunciar crimes ambientais, já recebeu neste ano de 2018, 60 denúncias envolvendo locais de soltura, comercialização e confecção de balões.
Com essas informações, o Linha Verde tem auxiliado constantemente a polícia ambiental na repressão dessa atividade criminosa, tanto que, desde Janeiro, essas denúncias foram importantes para que as forças policiais apreendessem cerca de 80 balões, além da apreensão de mais de 1200 materiais utilizados em sua confecção, como lanternas, bandeiras, buchas e fogos de artifício.
Vale reforçar que o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) estabelece pena de 1 a 3 anos de detenção ou multa para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões, ou ainda ambas as penas cumulativamente.
A campanha “Disque-Balão” foi criada em 1999, com o propósito de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais e desde 2013 passou a integrar o programa Linha Verde. Ela serve principalmente para sensibilizar a população para os riscos que os balões geram para a conservação e preservação dos recursos ambientais e para a segurança humana. Desde o lançamento da campanha, já foram cadastradas mais de 6.800 denúncias sobre essa atividade criminosa.
O Linha Verde solicita que a população continue denunciando locais de confecção, comercialização, soltura de balões e grupos de baloeiros com a garantia do anonimato, pelos telefones 2253 1177 e 0300 253 1177(custo de ligação local) ou ainda através do APP “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos.