• Atenção e cuidado com os nossos idosos

  • 19/06/2018 11:59

    A última sexta-feira foi marcada pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a data instituída em 2006 visa conscientizar as pessoas sobre o tema, tanto no âmbito social, como político. Segundo dados do IBGE, o nosso país tem hoje aproximadamente 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Já em Petrópolis, há 43 mil idosos. Em 2027 a população idosa chegará a 37 milhões, por isso a importância da criação de políticas públicas efetivas que amparem e garantam o envelhecimento digno e pleno do idoso. Segundo a OMS, a violência contra o idoso se aplica em atos ou omissões que podem prejudicar a integridade física e emocional, o que reflete no desempenho dessa pessoa na sociedade. 

    Os casos mais comuns relatados são de violência psicológica, financeira e física. Dentre outras formas, podemos citar a sexual, econômico-financeira e patrimonial, autoagressão e autonegligência, sendo estas duas últimas, quando o idoso ameaça sua própria saúde ou segurança por se recusar a ter cuidados necessários consigo mesmo, é dever de quem convive o idoso dar todo suporte e atenção. Mais de 80% dos casos de violência contra a pessoa idosa acontecem dentro da própria casa, local onde essa pessoa deveria se sentir amada, acolhida, protegida e cuidada, ao invés de terem os cuidados necessários negligenciados, muitas vezes pelo próprio ente querido. 

    Quem de nós nunca ouviu falar que um idoso teve que fazer um empréstimo para algum familiar ou para arcar com alguma despesa? Um idoso que há tempos não recebe a visita de um familiar nas casas de repouso? E por aí vai… Independente de qualquer que seja a violência ou suspeita, essas devem ser alvo de notificação compulsória, a fim de dar ciência ao Poder Público. O Brasil conta com o Estatuto o Idoso que é destinado a regular os direitos assegurados à pessoa idosa. Todo idoso deve ser tratado com muita dignidade, isso é um dever de todos que os cercam. 

    A pessoa idosa é ampara pela lei, a família, sociedade e o Estado possuem o dever de assegurar a dignidade e bem-estar dessa parcela da população, todo idoso tem direito à vida. Lembrando que, as Delegacias de Polícia, Conselhos do Idoso e Ministério Público são os órgãos competentes para atuar em medidas de responsabilização e protetivas nesses casos, já os serviços de saúde são responsáveis pela realização da notificação compulsória e acionamento da rede de atenção e proteção para assistir o caso. Em caso de violência ou suspeita onde recorrer em Petrópolis? CRAS, Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa, Defensoria Pública, Delegacias, Disque 100 e Disque 127 MPRJ (não é preciso identificação). 

    Os idosos possuem direito ao atendimento de suas necessidades básicas, saúde, moradia, educação, lazer, transporte e justiça. Não se omita diante de qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa, eles merecem respeito! E se você convive com algum idoso, trate-o com carinho e muito respeito, pois cada um deles possuem uma rica história de vida, não esquecendo que um dia todos nós também seremos idosos.

    Últimas