• Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí se apresenta nesta quinta (1º), na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Apresentação será às 16h30 em concerto que antecipa a comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado

    30/11/2022 18:58
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT, vai se apresentar nesta quinta-feira (1º), na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro em um concerto organizado pela EDF Norte Fluminense – filial brasileira do Grupo francês Électricité de France – para projetos e serviços de geração térmica e hídrica no Brasil. O concerto, aberto ao público, será às 16h30.

    A apresentação antecipa a comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado, que é lembrado em 5 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Integrada nesta oportunidade por 24 alunos, a OCPIT, projeto do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde (Fiocruz / Petrópolis), se apresenta pela primeira vez na Catedral Metropolitana do Rio.

    Segundo Nina Mayer, coordenadora executiva da orquestra, os alunos estão animados para participar do concerto em um cartão-postal do Rio de Janeiro. “É sempre gratificante poder levar a orquestra para locais dessa magnitude. Preparamos um programa especial e esperamos emocionar o público presente”, afirma.

    O concerto é realizado pela Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, com gestão cultural da Sociedade Promoção Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). A apresentação conta com patrocínio da EDF, Abbott, White Martins, GE Celma e Supergasbrás. O apoio é da Crosman eventos.

    Sobre a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí

    Todos os alunos da orquestra são estudantes da rede pública de ensino em Petrópolis. O projeto sociocultural foi criado em 2013 e tem o propósito de desenvolver o aprendizado com perspectiva profissionalizante e humanista.

    Os jovens musicistas vivenciam um curso intensivo e gratuito no decorrer de três anos totalizando uma carga horária de 300 horas por ano, com aulas teóricas e práticas de música, masterclasses e intercâmbios com universidades de música, além de apresentações regulares de concertos para diversos públicos, inclusive em escolas da rede pública de Petrópolis.

    Programa

    ▪ Sérgio di Sabbato – Suíte Palácios de Petrópolis
    I. Palácio Imperial
    II. Palácio de Cristal
    III. Palácio Rio Negro
    IV. Palácio Itaboraí

    ▪ Dimitri Cervo – Suíte Brasileira
    I. Prelúdio
    II. Cantiga de Cego
    III. Capoeira
    IV. Desafio

    ▪ J. S. Bach – Jesus Alegria dos Homens
    ▪ F. Mendelssohn – Canção Angelical
    ▪ C. Guerra-Peixe – Mourão

    Últimas