Moradores de Secretário sofrem com falta de energia elétrica constante; algumas casas já ficaram até 80 horas sem luz
Problema não é recente. Cristiano Medeiros, morador da região, diz que há dez anos sofre com os serviços da concessionária de energia, Enel Distribuição Rio
Moradores da Estrada do Rio Pequeno, em Secretário, sofrem com a falta de energia elétrica constante no local. Houve ocasiões em que eles ficaram até 80 horas sem luz.
O problema não é recente. Cristiano Medeiros, morador da região, diz que há dez anos sofre com os serviços da concessionária de energia, Enel Distribuição Rio. Por esse motivo, ele já está no segundo processo judicial contra a empresa, que não faz manutenção na região e, segundo ele, não prioriza o atendimento. “Recebo multa deles [Enel] de R$ 2.000 para cada interrupção, sendo que já é o segundo processo, mas precisamos de energia elétrica.”, desabafa Cristiano.
No momento, há energia no local, mas Cristiano afirma que no último fim de semana faltou luz quatro vezes. “Na última ocasião eu fiquei umas 42 horas sem energia. Em alguns pontos da rua, as pessoas ficaram 80 horas.”, conta.
O problema da falta de luz constante não é resolvido por falta de cobrança, já que, segundo Cristiano, já foram feitos inúmeros chamados de emergência e de ouvidoria. Na tentativa de buscar uma solução, os moradores também recorreram à Agência Nacional de Energia (ANEEL). “Nem assim eles resolvem. Não existe manutenção na região. Secretário é um bairro que sofre muito com falta de energia elétrica.”, diz Cristiano.
Cristiano mora no bairro, mas também tem uma casa em Itaipava. Ele conta que recentemente precisou sair de Secretário e levar todos os pertences e comida para Itaipava, porque os alimentos estavam estragando. “Não se consegue fazer as coisas básicas do dia a dia, como lavar roupa e etc.”, afirma.
Embora a região seja encantadora e muito atrativa, principalmente para os turistas, falta atenção no quesito manutenção da rede elétrica. Para Leonardo Bustamante, outro morador da região, por conta de o lugar ser distante do centro de Secretário, não recebe a devida atenção.
Ele também diz que o local é repleto de verde e muitas árvores. Isso, somado a falta de manutenção, faz com que o fio da rede encoste nas árvores. O que causa curto-circuito. Sobre isso, Leonardo cita que, provavelmente, o problema poderia ser resolvido com manutenções frequentes e com a troca da fiação por fios encapados.
Questionada sobre a situação, em resposta à Tribuna, a Enel Distribuição Rio informou que, no momento, o fornecimento de energia para moradores da Estrada do Rio Pequeno, no bairro Secretário, em Petrópolis, está funcionando normalmente. A companhia registrou duas quedas recentes de energia na localidade, nos dias 13 e 18 de novembro, causadas por quedas de árvores e galhos sobre a fiação. Equipes da distribuidora inspecionaram os locais, restabeleceram o fornecimento de energia e sanaram os riscos imediatos.
A concessionária ressaltou, ainda, que a região tem vegetação densa e, por isso, em período chuvoso, como nas últimas semanas, a fiação fica mais exposta a danos. No entanto, as ações de reparo e melhoria da rede seguem em andamento conforme cronograma de manutenção.