• Universidade garante reforço a campanha no Dia Mundial do Doador

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/06/2018 11:00

    Nesta quinta-feira, 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data, que este ano coincide com a abertura da Copa do Mundo, é uma homenagem a eles que, assim como os craques do futebol, representam os heróis de muita gente. Em Petrópolis, tem início hoje no Banco de Sangue Santa Teresa uma campanha de agradecimento aos doadores e de incentivo à ação.

    A iniciativa é uma parceria do Banco de Sangue com a Sapiens, agência experimental de Publicidade e Propaganda da Universidade Estácio de Sá, campus Petrópolis. Quem esteve à frente do processo de criação do projeto é a aluna do 4º período do curso, Endy de Souza, de 20 anos. 

    “Me interessei pela ideia de fazer uma identidade visual para o Dia Mundial do Doador de Sangue e acabou se tornando algo muito maior do que eu imaginava. Desenvolvemos uma logomarca que representa a união e a solidariedade mundial para ser usada anualmente nessa data. Também conseguimos promover uma ação em que os doadores serão incentivados a escrever bilhetes sobre o que ‘doar’ significa para eles e a depositá-los em uma urna, em forma de bolsa de sangue”. 

    Endy conta que a ideia é, mais tarde, reunir os recados em um grande coração na recepção do hospital. Fotos do ato poderão ser compartilhadas nas plataformas digitais pela hashtag #junhovermelho. Segundo ela, cerca de mil pessoas são esperadas nos próximos dias. “É o primeiro projeto que desenvolvo sozinha. Está sendo incrível. Acho que nunca fiquei tão animada. Até porque é algo grande, que envolve uma causa maior”.

    Quem auxiliou a estudante ao longo do processo de desenvolvimento da ideia foi a professora Natalia Gabrich. De acordo com ela, foram, pelo menos, 20 dias de trabalho entre o atendimento, briefing, planejamento, criação e produção. Essa foi a primeira parceria entre a Universidade e o Banco de Sangue.

    “Tivemos a oportunidade de atender a uma demanda de comunicação. Acompanhar o desenvolvimento é a melhor parte, é uma troca diária de conhecimento. Projetos como esse são de extrema importância porque conseguimos pôr em prática toda a teoria vista em sala de aula. O aluno chega mais preparado no mercado e tem a chance de experimentar os diversos setores de uma agência antes de escolher definitivamente a função com que tem mais afinidade”.

    Para Rodrigo Moreira, captador do Hospital Santa Teresa, a homenagem será uma oportunidade para inspirar novos doadores.

    “A ação visa desenvolver o potencial da data para que ela alcance o mesmo nível de engajamento do Dia Nacional de Doadores, comemorado em 25 de novembro. Junho é um mês que apresenta, historicamente, uma queda no número de doações por conta das baixas temperaturas e doenças respiratórias. Contamos com grande participação da cidade nessa campanha que busca agradecer e fidelizar os doadores, além de conquistar novos”.

    As doações podem ser feitas de segunda a sexta, inclusive feriados, das 07 às 18 horas no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, localizado na Rua Paulino Afonso, número 477, no Centro de Petrópolis. Para mais informações ligue para (24) 2233-4600.


    Últimas