Bauernfest terá jardim da cerveja na Praça da Águia
Um Biergarten (jardim da cerveja) vai completar o burgo alemão da 29ª Bauernfest, no Centro Histórico de Petrópolis. De 22 de junho a 1º de julho, no período da Festa do Colono Alemão, a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) recebe dois palcos que vão complementar a programação do evento com mais de 20 atrações, incluindo bandas de músicas alemãs de diversos estilos, como o rock. O espaço, além de decoração temática, vai contar com cervejas artesanais, concursos de chope a metro, barracas de comida típica, além de atividades para as crianças. O coração da festa vai ficar por conta do Palácio de Cristal e o seu entorno.
O Biergarten vai contar com 17 barracas de cerveja artesanal e 10 de comidas típicas, entre doces e salgados, além dos dois palcos que ficarão dos dois lados da Praça da Águia com atrações alternadas. Eles completam a lista de palcos oficiais da 29ª Bauernfest, que inclui: dois no Palácio de Cristal, um na Praça da Liberdade, e um no Clube Petropolitano. No Biergarten haverá programação musical todos os dias, inclusive durante a semana, com shows a noite. Nos fins de semana, o público vai poder contar com atrações durante todo o dia, e os shows principais vão acontecer sempre às 20h.
O Biergarten vai funcionar de segunda a quinta-feira, a partir de 17h, e de sexta a domingo a partir de 10h, exceto no dia da abertura (22), quando abre apenas no período da noite. Nas barracas, os concursos de chope a litro vão acontecer durante os fins de semana da festa. Quem beber um litro em menos tempo não paga pela bebida.
A Bauernfest, que tem o Palácio de Cristal como ponto principal, vai receber grupos folclóricos, bandas musicais, marciais, corais, grupos teatrais e uma série de atividades culturais voltadas para exaltar a alegria dos colonos. Realizada pela prefeitura através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes e a Turispetro, com a parceria do Clube 29 de Junho, a gastronomia será um dos pontos altos da festa. Serão 40 barracas, sendo 30 divididas entre alimentação, bebidas, souvenir e fotografia e 10 destinadas ao artesanato local, espalhadas pelos jardins do Palácio, pela Rua Alfredo Pachá, e a Praça da Liberdade. Na festa, devem ser consumidos cerca de 8 toneladas de salsichão e 130 mil litros de chope.