• Pacientes voltam a ficar em macas instaladas no corredor da maternidade do Hospital Alcides Carneiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/06/2018 11:15

    Pela segunda vez em menos de um mês, pacientes tiveram que ficar em macas instaladas no corredor da maternidade do Hospital Alcides Carneiro (HAC), em Corrêas. Na manhã de ontem, duas mães aguardavam vagas em um dos quartos. Nos dias 15 e 16 de maio a cena também se repetiu, quando três mulheres estavam internadas no corredor do hospital. 

    Segundo funcionários, é comum a internação de pacientes em macas nos corredores da maternidade devido à superlotação do setor. "Já tivemos dias em que colocaram oito macas para atender as pacientes", contou uma funcionária, que preferiu não se identificar. A Secretaria de Saúde atribuiu a superlotação a um alto número de internações de pacientes de outras cidades. De acordo com o município, 30% dos atendimentos no setor são de mulheres de outros municípios, especialmente Magé e Piabetá.

    A maternidade do Hospital Alcides Carneiro é a única na cidade que presta atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que conta com serviço de alta complexidade, sendo referência regional na assistência de partos de médio e alto risco. Segundo a Secretaria de Saúde, de janeiro a abril deste ano, houve um aumento de 6% na quantidade de procedimentos realizados na maternidade.

    A maternidade do HAC passou a ser a única no município depois do fechamento do Hospital Casa Providência, em 2012. Na época, o Alcides Carneiro teve que absorver 28 leitos e, para isso, foi realizada uma ampliação do setor. A obra durou cerca de dois anos e foi entregue em 2016. Atualmente, de acordo com a Secretaria de Saúde são realizados por mês uma média de 263 partos no HAC.

    Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o setor de Maternidade já estava com todos as pacientes acomodadas nos leitos desde a tarde de ontem. 


    Últimas