• No Allianz Parque, Palmeiras joga para confirmar 11º título nacional

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/11/2022 08:00
    Por Ricardo Magatti / Estadão

    Depois de ter a festa adiada há uma semana, o Palmeiras pode coroar a sua campanha praticamente irretocável no Brasileirão com o hendecacampeonato nesta quarta-feira. Às 21h30, o time de Abel Ferreira recebe o Fortaleza no Allianz Parque e pode ser campeão em campo ou até antes mesmo de o jogo começar.

    O Inter joga às 16h, diante do América-MG, em Belo Horizonte. Caso perca ou empate com o rival mineiro, o Palmeiras vai festejar o título três horas e meia antes de entrar em campo. As duas partidas seriam no mesmo horário, mas a CBF postergou o duelo do líder do torneio a pedido da Globo, detentora dos direitos do campeonato.

    Se o Inter vencer, basta ao Palmeiras derrotar o Fortaleza para comemorar a conquista ao lado de sua torcida. A taça, mesmo caso o desfecho seja positivo ao líder, não será erguida já nesta quarta. Confirmado o favoritismo palmeirense, o troféu só será entregue na penúltima rodada, diante do América-MG, dia 9, às 21h30.

    O Palmeiras joga para confirmar com três rodadas de antecedência o título que premia uma jornada consistente, eficiente e de brilho em muitos momentos. Líder desde a décima rodada, o time ostenta mais vitórias (21), menos derrotas (duas), melhor saldo de gols (37), melhor ataque (59 gols) e melhor defesa do Brasileirão (22 gols sofridos). São 74 pontos somados, dez de vantagem para o vice-líder Inter.

    “Vai ser um jogo difícil e pegado. Já encontramos dificuldades contra eles em outras ocasiões, então é respeito máximo, mas, dentro de nossa casa e pelo o que vale o jogo, a gente tem de se empenhar para buscar o resultado positivo”, afirmou o lateral Marcos Rocha, dando dimensão do quão difícil tem sido enfrentar o Fortaleza, que ganhou os dois duelos no Brasileirão do ano passado. No primeiro turno deste ano, empataram sem gols no Castelão.

    Além do troféu, o Palmeiras mira quebrar um recorde do clube no Brasileirão. Com 74 pontos no torneio, a equipe busca superar os 80 registrados em 2016 e 2018, anos em que conquistou o torneio no formato de pontos corridos. Para isso, mais sete pontos serão necessários nas quatro partidas que restam para a equipe encerrar o ano.

    Para o elenco, a iminência da conquista não provoca ansiedade. O grupo, elogiado pelo foco e concentração em momentos decisivos, não se deixa atrapalhar pelo nervosismo, garante Marcos Rocha.

    “Nos preocupamos em melhorar as nossas deficiências e aprimorar as nossas qualidades. Conversando sempre com o Abel, ele nos pediu para não mudarmos nossa rotina dentro e fora do clube”, disse o experiente lateral.

    Só há uma dúvida quanto a escalação: se Endrick começará ou não o jogo. A estrela cria da base decidiu a última partida em Curitiba ao entrar no intervalo e fazer dois gols no triunfo sobre o Athletico-PR por 3 a 1. Se Abel lançar mão do garoto desde o início, Mayke, que tem feito função de ala, volta para o banco.

    O Fortaleza faz uma impressionante trajetória de recuperação no Brasileirão. Depois de um início ruim, deslanchou e já tem a terceira melhor campanha do segundo turno. No geral, está na nona colocação, com 49 pontos.

    O time do treinador argentino Juan Pablo Vojvoda está garantindo matematicamente na sul-americana. A ideia é conseguir uma vaga na fase prévia da Libertadores. “Vai ser difícil, mas temos possibilidades”, avisou o técnico.

    Últimas