• Moradores do Vicenzo Rivetti sofrem com a falta de água há dois meses

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  • 01/11/2022 14:32
    Por Helen Salgado

    Um dia sem água já é o bastante para atrapalhar a rotina de alguém. Imagine ficar dois meses com problemas no abastecimento? Moradores do Vicenzo Rivetti sofrem com o problema há quatro dias ininterruptos sem o fornecimento total de água.

    Fernanda Machado mora com o esposo na servidão Antônio Pires de Oliveira. A moradora conta que a situação tem ficado cada dia mais insustentável. “Estamos desde o dia 28 de outubro sem uma gota d’água. Não conseguimos tomar banho, estamos sem poder lavar louça e poder fazer comida. Cesto de roupa lotado para lavar. Tenho animal de estimação e não consigo lavar a varanda.”, desabafa.

    Embora esteja sem o fornecimento de água, Fernanda diz que recebe a conta normalmente. “Nossa situação está muito difícil aqui sem água. Isso é humilhante. Meu esposo saindo pra trabalhar sem poder tomar um banho, sem poder levar uma marmita, porque não tem como fazer.”, afirma.

    Para Ana Carolina Silva, que mora na Servidão Antônio Pires de Oliveira há 30 anos, a situação não é diferente, ela afirma que a falta de água está sendo constante. “A gente chega em casa cansada do trabalho, querendo tomar banho e fazer comida, e não temos água.”, desabafa.

    Na tentativa de tentar solucionar o caso, Ana Carolina diz que já entrou em contato com a Águas do Imperador diversas vezes, mas a situação é sempre a mesma – eles alegam que a bomba está em manutenção e que o abastecimento será feito em determinada hora, mas nada acontece. “Tenho certeza que não é por falta de água com tanta chuva que está tendo. Eu acho um descaso, pois a conta chega, só a água que não. Se não paga a conta, eles cortam, e nem um desconto na conta tem por isso.”, afirma.

    Felipe Silva mora com a filha, mas no terreno que ele reside tem quatro casas, as das irmãs e da mãe – um total de 12 pessoas. Ele conta que quando começa a chover, todos colocam baldes na varanda para conseguir captar um pouco de água para fazer os afazeres domésticos.

    A casa de Felipe e de sua família são as últimas da servidão e as que mais sofrem com a falta de água. O morador também já entrou em contato inúmeras vezes com a Águas do Imperador, que alega que a bomba não está tendo força para fornecer a água nas casas de cima. No entanto, Felipe argumenta que o local nunca sofreu com a falta de abastecimento de água e que esse problema vem acontecendo há dois meses, principalmente aos fins de semana.

    A moradora Fernanda Machado entrou em contato nesta terça-feira (1º) com o Procon. O órgão informou que um morador está utilizando da água fornecida pela Águas do Imperador para encher uma cisterna grande e caixas d’água para abastecer um prédio com diversas quitinetes que o homem aluga. Devido ao fato, a Águas do Imperador informou ao Procon que o uso da água pelo proprietário do prédio diminuiu a capacidade de distribuir às casas no Vicenzo Rivetti. Fernando Badia, diretor do Procon Petrópolis, ressaltou que a responsabilidade da Águas do Imperador é de natureza “objetiva”. Ou seja, se existe anomalia no consumo de algum cliente, os demais usuários não podem ser afetados.

    Em resposta à Tribuna, a Águas do Imperador informou que até às 17h desta terça-feira (1º) iria fazer manobras para suprir o abastecimento do bairro. Caso isso não aconteça, nesta quarta-feira (2), o Procon notificará a concessionária e, posteriormente, irá multá-la. Fernando Badia alertou, ainda, que todos que se sentirem lesados podem, individualmente, procurar o Procon. Os consumidores serão encaminhados, através de petição, para o Judiciário a fim de que sejam ressarcidos por algum tipo de prejuízo de ordem material e moral.

    Em nota, a Águas do Imperador informou ainda que, devido à alta demanda de consumo no condomínio Minha Casa, Minha vida, algumas ruas ficaram com o abastecimento prejudicado, incluindo o bairro Vicenzo Rivetti. A concessionária afirmou que está com atendimento de pipa no local para manter o abastecimento regular.

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