• 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva imuniza quase 7 mil animais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/05/2018 09:00

    Quase 7 mil cães e gatos dos bairros Mosela, Bingen, Quitandinha, Independência e adjacências foram imunizados contra a raiva animal  nesse sábado (26). A campanha, que teve início em abril, chega ao fim em novembro. Em Petrópolis, não há casos registrados de raiva em animais domésticos há mais de 30 anos.  

    A segunda etapa da campanha atendeu a moradores da Mosela, Bataillard, Quarteirão Brasileiro, Batista da Costa, Pedras Brancas, Bingen, Manoel Torres, Dias de Oliveira, Castrioto, Quitandinha, Vila Saúde e Independência, com 18 postos. Foram aplicadas 6.696 doses da vacina, representando 91% da estimativa da Coordenadoria de Vigilância Ambiental. A raiva é uma doença grave de origem viral transmitida, em geral, por mordidas de animais infectados, arranhões ou mesmo lambidas. A meta é imunizar, pelo menos, 28,6 mil animais em todo o município.

    “São mais de 30 anos sem registro da doença em animais e nunca tivemos casos em humanos. Para manter a doença afastada do município, é preciso conscientizar a população que imunize os seus animais de estimação. Se a pessoa não conseguiu acompanhar o cronograma no seu bairro nessas duas primeiras etapas, ela pode procurar os postos nas próximas, para que eles recebam as doses. Se a campanha ainda não chegou ao seu bairro, pode aguardar, pois ainda teremos outras cinco etapas e todas as regiões serão atendidas”, disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

    O cronograma segue a programação iniciada no ano passado, ou seja, os animais serão imunizados na mesma época, obedecendo ao intervalo de aplicação das doses, que é de um ano.  A Coordenação de Vigilância Ambiental também promoveu capacitação às equipes, fornecendo as orientações a serem adotadas durante a campanha, como, por exemplo, não vacinar animais doentes ou debilitados. A vacinação é aplicada em animais a partir dos 3 meses de vida e em plenas condições de saúde.

    “Só não fazemos a imunização caso eles estejam debilitados ou doentes como, por exemplo, com diarreia ou vômitos. A vacina não apresenta contraindicação”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Fagundes Pellegrini.

    A estudante de engenharia Paolla Castro, de 25 anos, levou o gatinho dela, Teodoro, de 5, ao posto de vacinação montado na Escola Municipal Bataillard. Para ela, é importante ter atenção ao calendário para não perder o dia certo de vacinação dos seus bichinhos e poder imunizá-los. “Além do Teodoro, tenho uma fêmea, a Lupita, que já trouxe para vacinar mais cedo. Acho importante vacinar. Em todos os anos, estou atenta para trazê-los e não perder a imunização”, disse Paolla.

    A terceira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal está prevista para o dia 16 de junho e vai atender os moradores de Pedro do Rio, Secretário, Itaipava, Benfica, Estrada do Gentio, Araras, Malta Vista Alegre, Santa Luzia e Vale das Videiras.

    Últimas