• Petrópolis volta a integrar Região Metropolitana em novo mapa do estado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/10/2022 15:23
    Por Enzo Gabriel

    Em novo mapa oficial do estado divulgado pela Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores do Rio de Janeiro), o município de Petrópolis deixou de integrar a Região Serrana e passou para a Região Metropolitana. A Cidade Imperial já tinha feito parte da Região Metropolitana, de 1974 a 1990, quando passou a ser considerada Região Serrana.

    Em dezembro de 2018, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a criação da lei que instituía a Agência Metropolitana e estabelecia a governança da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, um projeto de lei complementar de 2015. No entanto, algumas mudanças foram feitas em relação ao projeto original. Entre elas, a inclusão de Petrópolis para compor os municípios da região. A lei foi aprovada pelo governador em exercício do Rio, na época, Francisco Dornelles.

    Com isso, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro é formada por Rio de Janeiro, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio Bonito, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá. 

    Quando criada, em 1974, a região tinha Petrópolis como parte da formação, mas processos de emancipação em diversos municípios fizeram com que o território ganhasse novos contornos e Petrópolis deixasse de fazer parte.

    Na prática, a entrada de Petrópolis na Região Metropolitana garante maior facilidade na criação de projetos e obtenção de recursos para políticas públicas, além de poder obter recursos do Fundo Metropolitano, também criado em 2018.

    Últimas