• Procura por vacina contra gripe ainda é baixa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/05/2018 15:30

    Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que a procura pela vacina contra a gripe está bem abaixo da expectativa na cidade. Até nesta segunda (21), pouco mais de 34 mil pessoas foram imunizadas, o que representa 36% do público-alvo. Algumas pessoas ainda demostram receio para tomar a vacina.

    A desconfiança ainda afasta as pessoas que precisam tomar a vacina. A aposentada Marilsa Santos, disse que precisa estar bem de saúde para se imunizar.

    “Estou com gripe e febre durante esses dias e tenho receio de tomar a vacina assim, pode piorar né. Vou esperar ficar 100% e me vacinar, como faço todos os anos.” relata a aposentada.

    Muitos idosos também tem medo da reação da vacina. Alguns ainda dizem que precisam de melhores esclarecimentos sobre a vacina.

    “Eu já tomei uma vez e me senti muito mal, não sei se realmente faz tão bem assim. Talvez nos falte mais explicações como foi no caso da febre amarela. Não é só falar que é vacina para os velhos, queremos saber o que ter  segurança quanto aos sintomas.” Nos contou um aposentado pediu para não ser identificado. 

    O horário de atendimento dos postos também é um dos motivos citados por alguns, inclusive de pais que precisam levar seus filhos nos postos de saúde. 

    “Esse horário podia ser mais flexível, infelizmente não pude ir no sábado que teve o ”Dia D”, e agora fica mais complicado de ir, os postos só funcionam em horário comercial. Como vou levar meu filho?” argumentou a vendedora, Cristina Augusta. 

    Entre os grupos prioritários, os idosos receberam 19.142 doses e as crianças, 3.147. Foram imunizados, ainda, 2.350 trabalhadores da Saúde. Já entre gestantes e puérperas, 961 pessoas receberam as doses da vacina contra a gripe. 

    A Secretaria de Estado de Sáude alertou sobre a baixa procura em todo o estado e reforçou a importância da população procurar um posto de saúde para se imunizar. 

    “Pedimos que a população procure uma unidade de saúde e vacine-se. Temos apenas mais duas semanas de campanha e contamos com o envolvimento de todos. A gripe não é uma doença grave, mas entre os grupos prioritários pode se agravar, sim, e a vacina é uma das melhores formas de evitar que isso aconteça –afirmou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama. 

    A cobertura vacinal está em apenas 30% em todo o estado. 

    De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, entre 39% e 75% a mortalidade global e em cerca de 50% as doenças relacionadas à Influenza. 

    Últimas