• Destino da Faeterj gera incerteza para estudantes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/04/2016 10:00

    Os alunos, professores e funcionários da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado Rio de Janeiro (Faeterj) de Petrópolis, ligada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), estão preocupados com o destino da instituição e a situação dos alunos. A possibilidade de fechamento do curso de Tecnologia da Informação (TI) da Faeterj pode causar transtorno aos alunos e um prejuízo econômico grande à cidade, pois muitas empresas, algumas do parque tecnológico, contratam profissionais que concluíram o curso.

    Cristiano Rabelo Filiciano, representante da Comissão dos Alunos, disse que estão reivindicando a abertura de diálogo com a Faetec, com objetivo de buscar uma solução para a situação dos professores cujos contratos estão terminando. “Nossa preocupação é porque temos alunos concluindo o curso e outros que iniciaram ano passado e este ano e não sabemos qual será o nosso destino”, comentou Cristiano, frisando que todos acreditaram no curso, que na avaliação deles e de empresas que contratam os alunos, é de excelência. 

    Um dos problemas que não foi resolvido e vem se arrastando desde o ano passado é sobre o contrato dos professores. A Faetec não promoveu concurso público e, com isso, os professores estão ficando até a conclusão do contrato e muitos devem sair até o início do segundo semestre. Se isso ocorrer, alunos que estão no último período e dos demais períodos vão ficar sem aula e sem saber quando vão concluir o curso de Tecnologia da Informação. 

    A comissão dos alunos está reivindicando o pagamento e aumento das bolsas de estudos, que ano passado era R$ 360 e agora é R$ 110. Os alunos pedem que seja realizado de imediato concurso público, liberação de verba para manutenção, lembrando que ano passado quase tiverem o corte de energia, pois a Faetec não fez os repasses devidos, renovação do contrato dos professores que ainda estão na instituição. Os alunos ainda pedem o retorno da formação continuada que são os cursos gratuitos oferecidos para toda a comunidade petropolitana. 

    Últimas