• Caixa de cume fora dos padrões é instalada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos sem autorização; clube se desculpa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/10/2022 18:29
    Por Enzo Gabriel

    O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma das unidades de conservação mais visitadas do Brasil, principalmente pelos amantes do montanhismo, recebendo mais de 100 mil visitantes por ano, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação Biodiversidade (ICMBio).

    Em alguns cumes das montanhas é comum que caixas sejam instaladas para armazenar o “livro de cume”, um caderno deixado no local para que as pessoas que passam por lá deixem o seu nome e comentários sobre o local e a experiência. No último fim de semana, uma caixa de cume instalada no Mirante do Inferno, na Serra dos Órgãos, chamou a atenção por conta do seu tamanho e do local em que foi instalada.

    A caixa foi colocada no local pelo grupo Espartanos Mountains, de Curitiba, Paraná, no sábado (15), e gerou críticas de guias e visitantes do local, já que era muito grande e havia sido colocada em um lugar não muito discreto, contrariando o que costuma ser feito. Rapidamente, muitas pessoas criticaram e denunciaram a situação, gerando uma grande repercussão na internet, principalmente, pelo fato de a instalação ter sido feita sem a autorização da administração do parque.

    Após a repercussão negativa, o grupo Espartanos Mountains divulgou uma nota de esclarecimento se desculpando pelo ocorrido e afirmando que a caixa será retirada do local. No comunicado, o grupo afirma que a caixa foi colocada no parque em substituição a uma antiga, sem a autorização da administração, pelo motivo de não terem recebido um retorno na solicitação, e finaliza dizendo que “quem conhece o grupo sabe que não foi vandalismo.”

    Últimas