
Pedido de aposentadoria por idade deverá ser feito por telefone
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar a partir de segunda-feira (21) o atendimento presencial de quem quer dar entrada no pedido de salário-maternidade e aposentadoria por idade. Agora, tudo será feito pela internet (pelo Meu INSS) ou pelo telefone 135. Ao fazer a solicitação, a pessoa receberá imediatamente o número do protocolo de requerimento. Antes, ela recebia a data em que seria atendida na agência. Segundo informações do INSS, o requerente somente será chamado à agência se for necessário.
Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível a concessão automática do benefício. Com a mudança, o instituto espera agilizar os processos e acabar com a longa espera nas filas para atendimento.
Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do instituto.
Outras mudanças – A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.
Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis:
-Alterar meio de pagamento
-Atualizar dados cadastrais do beneficiário
-Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
-Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
-Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf
-Cadastrar Declaração de Cárcere
-Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família
-Cadastrar ou renovar procuração
-Cadastrar ou renovar representante legal
-Desbloqueio do benefício para empréstimo
-Desistir de aposentadoria
-Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados
-Pensão por morte
-Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
-Reativar benefício
-Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho
-Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
-Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
-Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário
-Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho
-Transferir benefício para outra agência