Cadeirante conquista trilhas que dão acesso ao Açu
O contato com a natureza e a prática de atividades ao ar livre como montanhismo, trilhas e escaladas são comuns e muito apreciadas na Região Serrana. Com a proximidade da abertura da temporada de montanhismo, Petrópolis e cidades vizinhas costumam atrair muitos visitantes e amantes do esporte durante esse período. Uma iniciativa de um grupo de montanhistas de Petrópolis não só tem ajudado a popularizar esse tipo de esporte, como ajudou a trazer acessibilidade para quem, antes, nem sonhava em praticar montanhismo.
Gustavo Deister, de 33 anos, foi o primeiro cadeirante petropolitano a subir as trilhas que dão acesso à Pedra do Açu, no Parque Nacional Serra dos Órgãos (Parnaso), na cidade. Gustavo ficou paraplégico após sofrer um acidente de carro, há 10 anos. Esportista nato, ele pratica crossfit há dois anos, além de musculação e canoagem. “Sempre pratiquei esportes. Antes do acidente eu era peladeiro, mas fazer esse tipo de atividade nunca esteve nos meus planos. Eu sempre gostei de fazer coisas diferentes, mas realmente nunca imaginei. Quando, através de um amigo montanhista, soube da cadeira, vi que a ideia louca de subir as trilhas poderia tomar forma”, contou.
Na última semana, ele e um grupo de 16 pessoas, entre amigos e membros do Trilhas da Serra, subiram até o trecho conhecido como Pedra do Queijo, com a ajuda da Julietti, uma cadeira de rodas adaptada para montanhismo e trilhas. O objetivo do grupo era fazer todo o trajeto até a Pedra do Açu, mas o mau tempo atrapalhou e o grupo, em número reduzido de pessoas, decidiu parar no meio do caminho. Ainda assim, foi um feito: eles subiram um trecho de aproximadamente três quilômetros, em cerca de três horas. Segundo Gustavo, a tentativa deixou o grupo ainda mais entusiasmado para tentar mais uma vez. “Quando chegamos no Véu da Noiva, me perguntaram se eu queria continuar. Eu não pensei duas vezes. Nunca tinha ido até a Pedra do Queijo e não quis perder a oportunidade. Acabamos pegando chuva quando chegamos lá e tivemos que descer logo, mas agora não tem jeito: quando coloco uma coisa na cabeça quero ir até o final”, disse, já ansioso para a próxima empreitada.
A cadeira especial que levou Gustavo até a trilha foi adquirida em dezembro do ano passado, através de uma vaquinha on-line e rifas organizadas pelo Trilhas da Serra e colaboradores. A cadeira é criação do casal paulista Guilherme Simões e Juliana Tozzi. Há pouco mais de dois anos, Juliana, que já havia passado por um câncer de mama, foi diagnosticada, durante a gravidez de seu primeiro filho, Benjamin, com uma síndrome neurológica rara, a degeneração cerebelar paraneoplástica, que limita movimentos. Apesar da notícia, ela e o marido não desistiram da paixão por atividades de aventura. Após algumas tentativas, o casal de engenheiros, conseguiu desenvolver uma cadeira especial para trilhas e montanhismo e deu a ela o nome de Julietti. Desta iniciativa surgiu o projeto Montanha para Todos. A ideia é incentivar o acesso à natureza para pessoas com algum tipo de deficiência motora.
A Julietti petropolitana é a 14º cadeira do casal. Segundo Jonatan Magalhães, membro do Trilhas da Serra, o grupo viu na possibilidade de adquirir a cadeira especial uma forma de abrir os projetos do grupo para pessoas que antes não tinham acesso. “O grupo desenvolve um trabalho solidário. Organizamos grupos de passeio em trilhas, montanhas e arrecadamos agasalhos, alimentos, brinquedos ou livros que são doados as instituições carentes. Agora, com a cadeira, temos a oportunidade de ampliar nossas ações, garantindo que mais pessoas possam realizar essas atividades”, contou.
Para Jonatan, a subida do Gustavo, além de ser uma experiência nova, foi um momento único para todos do grupo. “Foi uma satisfação muito grande poder proporcionar para ele esse passeio. O Gustavo já é uma pessoa ativa, que pratica exercícios, mas, para ele, aquilo foi uma novidade. Ele saiu da rotina para ir para um ambiente que não conhecia, ao ar livre. Foi inexplicável”, completou.
Temporada de Montanhismo começa nesta semana – Nos dias 19 e 20 de maio será realizada a abertura oficial da temporada de montanhismo do Parnaso. Os eventos marcam o início do período mais propício para a prática de montanhismo e escaladas, que vai de maio até meados de setembro, quando o clima é mais ameno e a probabilidade de chuvas fortes é menor. Serão dois dias de atividades. No sábado a programação é para toda a família e a entrada será permitida mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível ou 1kg de ração para cães e gatos. Já no domingo, dia 20, a entrada é exclusiva para centros e grupos excursionistas.
No sábado será realizado o Desafio 360º Trail Run. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail desafio360parnaso@gmail.com, garantindo um kit com camisa e medalha de participação. Haverá estandes com diversos produtos e parceiros do parque, além de atividades infantis como muro de escalada, oficina de slackline e contação de histórias.
Também será feita uma homenagem ao montanhista Mozart Catão e equipe com a reinauguração da trilha Mozart Catão. À noite, para encerrar as atividades, haverá um show com a Banda Sabotage, a partir das 20h.
O Centro Excursionista Petropolitano (CEP), já confirmou presença na abertura da temporada de montanhismo. O evento abre o calendário de eventos do Centro , que neste ano comemora seus 60 anos de existência, no período. Será realizado um jantar de comemoração, no dia 26 de maio. Mais informações podem ser obtidas diretamente no CEP, que fica na Rua Irmãos D’Angelo, 39, sobreloja 5, ou pelo telefone 2231-9557.