Alunos da UCP atuarão no trabalho de revisão da Lupos
Estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura, Administração e Economia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) farão parte de um importante trabalho que será desenvolvido para o município: a revisão da Lupos, a Lei de Uso, Parcelamento e Ocupação do Solo. A parceria foi anunciada na noite de sexta-feira (11) durante a abertura do Seminário Petrópolis para Todos, realizado pela Prefeitura com apoio da UCP, no campus Barão do Amazonas. O evento, que termina neste sábado (12), às 17h, vai debater o assunto, assim como a elaboração das Leis Complementares do Plano Diretor de Petrópolis.
“Para a UCP é de extrema importância estar nessa parceria não apenas por se tratar da revisão de uma lei que de fato interfere na vida de todos e que precisa ser atualizada para a melhoria na qualidade de vida da população. Mas também por termos a oportunidade de disponibilizar nossos estudantes nesse trabalho voluntário que vai trazer para cada um deles um ganho de conhecimento fantástico, aliando tudo o que eles absorvem em sala de aula. Fora o que eles estarão contribuindo para o desenvolvimento da cidade em que vivem”, afirma o vice-reitor da UCP, Marcelo Vizani, que participou do evento acompanhado do pró-reitor Administrativo, Anderson de Souza Cunha.
Criada em 1998, a Lupos é a lei que determina os parâmetros para uso do solo no município, estabelecendo onde podem existir as atividades de comércio, serviços e indústrias, mas pensando na harmonia e sem interferir na rotina de quem mora nessas regiões. Cerca de 50 estudantes dos quatro cursos da UCP vão atuar diretamente nos trabalhos da revisão da lei, que em 20 anos nunca passou por uma ampla atualização, não acompanhando o crescimento da cidade. O trabalho é feito pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica e pelo Departamento de Planejamento Urbano (DEPUR) da prefeitura.
“A participação da UCP como parceira na revisão das leis do território, como a Lupos, é uma oportunidade de contribuir na constituição de uma cidade de melhor qualidade com a vinculação dos conhecimentos teóricos na prática do planejamento urbano. A inserção dos alunos no processo permite que aprendam sobre rotinas, responsabilidades do planejador e do poder público e possam exercer a cidadania conjuntamente com a aplicação de conhecimentos aprendidos no curso”, comenta a arquiteta e urbanista Layla Talin, chefe do Departamento de Planejamento Urbano da Prefeitura e docente do curso de Arquitetura da UCP.
Os alunos participarão dos trabalhos diretamente com o corpo técnico que está à frente do processo, fazendo levantamento de dados e informações, planilhas e participando do projeto Urbano na Escola – que leva a alunos da rede municipal o debate e informações sobre a gestão do território da cidade, destacando a revisão da Lupos e levando em conta ideias desses estudantes na revisão da legislação territorial.
“Eles terão contato com versões diferentes de Petrópolis, vivida por cidadãos de diferentes partes da cidade e diferentes realidades sociais. Além disso, contribuirão com coleta e análise de dados urbanos que darão subsídio a elaboração das leis municipais. Vão atuar também na conscientização e formação para a cidadania de alunos da rede pública municipal”, explica Layla.