• Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL), acontece no Rio; evento vai até 6 de novembro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/10/2022 10:42
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Homenagem a Ziraldo, que completa 90 anos durante o Festival, é uma das atrações da vasta programação de 2022

    Ao longo de quase duas décadas, o FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens brinda os espectadores com uma programação pensada cuidadosamente para toda a família, do bebê ao avô, misturando as artes cênicas, visuais, digitais com todas as formas de leitura. E o FIL propõe, nesta edição especial, a seu público múltiplo, a experiência da literatura. Afinal, são tantas as maneiras de ler, escrever o mundo, o cosmo, a cosmogonia, a humanidade.

    De 7 de outubro a 6 de novembro de 2022, com apoio do Centro Cultural Banco do Brasil e com o patrocínio da Petrobras, o festival acontece em novíssimo formato: presencial FIL no CCBB Rio de Janeiro (14 atrações) + na Livraria da Travessa (25 ações) e on-line, pelo canal do FIL FESTIVAL, no YouTube. 

    No meio de tantas inquietudes, neste momento tão turbulento no Brasil e no mundo, que o FIL propõe um festival em que o espectador se inspire, pleno de afeto. Para tal, sua inventora, a multiartista Karen Acioly, que completa 40 anos de carreira, escolheu a dedo um cardápio variado de curiosidades e encantamentos artísticos, onde o público possa fruir e sentir parte ativa da programação. É Acioly quem diz: 

    “Penso que o espectador pode escrever a sua história e ser ele mesmo a sua própria obra de arte.  São estas as premissas da curadoria do FIL de 2022. Para tal, é preciso experimentar a arte, em todas as suas dimensões. Buscamos o contato mais próximo e o que está nos entre mundos do FIL: experiências sensoriais, táteis sonoras, visuais, e também interativas. E, claro, coisas que nem têm nome ainda”.

    Foto: Divulgação

    Para buscar diferentes olhares, Karen convidou outras mãos para se entrelaçarem às dela: os co-curadores Roger Mello (DF), Volnei Canônica (RS), Ana Crélia Dias (RJ) e Fabiano Tadeu Grazioli (RS), para juntos garimparem um panorama das artes sem fronteiras. No seu elenco variado, esta edição especial do FIL conta com autores, encenadores, atores, bailarinos, ilustradores, músicos, palhaços excêntricos, artistas visuais como Roger Mello, Adriana Falcão, Thalita Rebouças, entre outros. 

    HOMENAGEM A ZIRALDO 

    Dentro da programação presencial do FIL, haverá um tributo ao eterno Menino Maluquinho, Ziraldo, pelos seus 90 anos de vida. A homenagem vai acontecer nos dias 15 e 16 de outubro, no Teatro III do CCBB RJ, com a apresentação de “Missão Flicts”.

    A invenção literária multimídia, contada por José Mauro Brant, é uma reverência a um dos mais importantes nomes da literatura infantojuvenil brasileira. A cena é o espaço sideral ou as páginas em branco de um livro. Uma viagem intergaláctica que começa nas imagens de filmes de Méliès e Fritz Lang e passeia por cenas reais da NASA até o primeiro astronauta pisar em solo lunar, em julho de 1969. A apresentação faz alusão ao primeiro livro infantil ilustrado pelo escritor, desenhista e cartunista, editado pela primeira vez em 1969, que com o sucesso na época faria novos trabalhos na mesma linha. 

    UMA PROGRAMAÇÃO MULTILINGUAGENS  

    Serão 12 espetáculos presenciais na programação do FIL- sendo quatro deles estreias nacionais – das mais diversas linguagens artísticas, com direito à abertura xamânica, uma ópera instalação, uma exposição, 17 lançamentos de livros, 10 bate-papos com autores e ilustradores da literatura infantil e juvenil, e o ‘Seminário Encontros Notáveis FIL- a experiência da Literatura’. Pelos corredores do CCBB Rio, acontece desde o primeiro dia a inédita exposição “Espinho de Arraia e Curupira”, de um dos nomes mais importantes ilustradores da cena e literatura Infantil e Juvenil: o premiado ilustrador de livros infantis Roger Mello (Prêmio Hans Christian Andersen, Jabuti e Academia Brasileira de Letras). 

    Foto: Divulgação

    O FIL de atrações on-line estará disponível gratuitamente durante o festival no canal do FIL no Youtube (https://www.youtube.com/filfestival).

    Também pelo canal do FIL no Youtube, o Seminário FIL – Encontros Notáveis: A Experiência da Literatura, de 3 a 5 de novembro, contará com criadores de diversas linguagens artísticas, entre pesquisadores, autores, ilustradores, dinamizadores, produtores, bem como editores de diversas cidades.

    Já nas Livrarias da Travessa (Leblon, Ipanema e Botafogo), o FIL será uma plataforma de lançamentos de livros, além de proporcionar para o público bate-papos, contações de histórias e leituras. Autores como Cristino Wapichana, Júlio Emilio Braz, Luiz Antônio Aguiar, Sonia Rosa, Alex Gomes, Thalita Rebouças, Lu Lopes (Palhaça Rubra) entre muitos outros, são presenças confirmadas. 

    Confira a programação completa em www.fil.art.br.

    Últimas