Curso profissionalizante de Operador de Máquinas Pesadas é oferecido gratuitamente
O Centro de Referência da Juventude (CRJ), programa do governo do estado operacionalizado pelo município, oferece a partir do dia 24 deste mês um curso profissionalizante inédito na cidade: operador de máquinas pesadas. As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 20 ou enquanto houver vagas. A turma, uma das 41 disponíveis no CRJ, conta com 50 vagas e tem duração de nove semanas. O tema foi escolhido devido ao grande déficit que a cidade possui na área.
O CRJ será o primeiro local na cidade a oferecer o curso, mesmo quando se considera escolas profissionalizantes particulares. Disponibilizado de forma gratuita, o curso é dividido entre oito aulas teóricas e uma prática, e encerrado com uma prova prática. A modalidade capacita os alunos para operar as seguintes máquinas: escavadeira hidráulica, retroescavadeira, minicarregadeira, pá carregadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora (Patrol), fresadora e acabadora de asfalto.
Petrópolis foi a primeira cidade fora da região metropolitana do estado a receber o Centro de Referência, que oferece inúmeras atividades aos jovens entre lazer, cultura, educação, capacitação, entre outros. O objetivo principal do CRJ é apresentar novas perspectivas de futuro aos jovens, através de inclusão social. Atualmente, o equipamento conta com 12 modalidades divididas entre 41 turmas.
“Hoje, a concorrência é muito grande, principalmente na busca do primeiro emprego, e por isso o jovem precisa de qualificação acessível. O curso de operador de máquinas pesadas nunca foi oferecido na cidade e, nas cidades em que é, o valor é muito alto. Por isso, o governo municipal teve esta preocupação em trazer algo que vá provocar uma mudança efetiva na vida profissional do jovem”, destaca Carina Poirier, coordenadora do CRJ.
“O CRJ tem feito a diferença na vida dos jovens, levando mais educação e qualificação profissional e trazendo oportunidades reais de emprego, que é uma das prioridades do prefeito Bernardo Rossi”, frisa Wesley Barreto, coordenador da Juventude do município.