• Grêmio esquece o título e vai com time alternativo contra o Sampaio Corrêa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/09/2022 09:30
    Por Estadão

    Vice-líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Grêmio volta a campo nesta sexta-feira, às 19h, quando visita o Sampaio Corrêa pela 32ª rodada, no Castelão, em São Luís (MA). O principal objetivo gremista é se manter bem no G-4 e garantir logo seu acesso à elite em 2023, mas a opção por um time misto deixa clara a indiferença com a disputa do título, praticamente nas mãos do Cruzeiro.

    Após vencer o Sport, por 3 a 0, o Grêmio chegou a 53 pontos. O Cruzeiro entrou em campo na quarta-feira e goleou a Ponte Preta por 4 a 1, alcançando 71. A diferença é de 18 pontos. Os mineiros, inclusive, torcem por derrotas tanto de Grêmio quanto de Bahia, que também joga na sexta-feira, às 21h30, contra a Chapecoense, para confirmar o título.

    O Sampaio Corrêa também vem de vitória diante do Náutico, por 3 a 1. Um resultado significativo porque foi a primeira vitória fora de casa na competição. De forma geral, o time maranhense está invicto há três jogos e soma 42 pontos, na zona intermediária. Mais três pontos decretam o fim da ameaça de rebaixamento.

    Em razão da longa viagem, Renato Gaúcho achou melhor que vários jogadores forçassem o terceiro cartão amarelo para forçar a suspensão automática. Edilson, Diogo Barbosa, Bruno Alves e Lucas Leiva estão fora por conta disso. O zagueiro Pedro Geromel e o atacante Diego Souza, desgastados, também não foram relacionados, assim como o volante Villasanti, que estava com a seleção paraguaia. A novidade pode ser Thaciano, recuperado de lesão, no meio-campo.

    Renato Gaúcho explicou a decisão de forçar vários cartões e preservar outros. “Vou preservar quem precisa correr. Além dos jogadores que pedi para queimar o terceiro amarelo, vou preservar o Geromel e o Diego, senão cansam lá no Maranhão e não tenho eles inteiros aqui em casa para o jogo de terça (contra o ameaçado CSA). Aí entra a inteligência do treinador, fazer as coisas para sempre ter o grupo inteiro para o próximo jogo”, explicou.

    O técnico Léo Condé provavelmente fará três mudanças na escalação do Sampaio Corrêa, mas elas já eram esperadas. Mateusinho estava suspenso e reassume a lateral-direita, enquanto o volante Ferreira e o atacante Pimentinha, que ficaram no banco, também devem iniciar jogando.

    O comandante salientou que, apesar da qualidade do adversário, a preparação do time não muda. “A base a gente tenta sempre manter, mas a gente analisa muito o adversário e o que podemos fazer para surpreender. Vamos enfrentar um time que, mesmo com os desfalques, tem um elenco forte. Não muda nada para a gente, temos que estar preparados”, salientou.

    Últimas