• Alunos vencedores da etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica fazem vakinha online para a etapa nacional em São Paulo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/09/2022 15:50
    Por Helen Salgado

    O grupo de quatro alunos do Instituto Metodista de Petrópolis conquistou o primeiro lugar na etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR). Agora, a meta é trazer para Petrópolis a medalha de ouro na etapa nacional que acontece entre os dias 17 e 22 de outubro em São Bernardo do Campo, São Paulo. No entanto, para arcar com os custos da viagem, alimentação e hospedagem, os meninos criaram uma vakinha online.

    A equipe de Robótica CRM de Petrópolis é formada pelos alunos Arthur de Oliveira Araújo, Gabriel Wilbert Sampaio de Oliveira, João Gabriel Rolim de Siqueira e João Vitor Pires da Luz, todos do 7º ano. O único grupo representante do Estado do Rio de Janeiro na Olímpiada, que já venceu a etapa municipal e estadual, agora conta com a ajuda dos petropolitanos.

    Enir Pereira é diretora do Instituto Metodista e informou que os alunos estão no Instituto desde a Educação Infantil e que somente um deles entrou no 4º ano. “Estão no sétimo ano agora. Então todos já estão há bastante tempo. São excelentes alunos.”, diz.

    O professor de matemática e de educação tecnológica, Robson Thomé, explica que em abril deste ano foi montado um Clube de Engenharia e Robótica (CER), que tem como finalidade a instrução e preparação de alunos do 6º ao 9º ano para competições de robótica. Ele acrescenta que no clube os alunos ficam mais empenhados na parte profissional de programação e de estratégia para as competições na área de robótica.

    “O clube é composto por alunos que nunca tinham trabalhado com robótica, principalmente a robótica de programação e de competição. Todos eles são novatos e nós formamos três equipes aqui em Petrópolis de competição. Das 84 equipes que participaram do campeonato estadual, duas ficaram em primeiro e segundo lugar na classificação geral do Rio de Janeiro. A outra equipe ficou em 14º lugar, mas foi um feito muito grande para uma galera novata.”, comenta o professor.

    Além da pandemia, que é um fator prejudicial aos estudos de todos os competidores, a equipe de Petrópolis passou por mais um agravante: as chuvas deste ano. “Foi uma superação muito grande. Uma dedicação enorme desses alunos.”, comenta Robson.

    Como ajudar?

    Para ajudar nos custos da equipe de Robótica CRM de Petrópolis na OBR,  basta contribuir com qualquer valor através da vakinha online.

    Últimas