• Eleições 2022: TRE responde às principais dúvidas dos eleitores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/09/2022 17:40
    Por Helen Salgado

    O primeiro turno das eleições acontece no próximo domingo (02), e o segundo turno, se houver, no último domingo do mês (30). Neste ano, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h.

    Confira o guia que responde às principais dúvidas dos eleitores, com base nas informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

    Quais documentos são necessários para votar?

    É necessário levar um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

    Tenha sempre em mãos o seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe o aplicativo e-Título (título de eleitor em meio digital, disponível para Android ou iOS), que substitui o seu documento oficial com foto.

    Atenção: certidão de nascimento e de casamento não são aceitas como prova de identidade na hora de votar.

    Qual a ordem dos candidatos?

    Digite o número dos candidatos de sua preferência na ordem dos cargos que aparecem abaixo. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde ‘confirma’. Para o cargo de senador, você deve realizar a operação acima duas vezes.

     – Deputada ou deputado federal (quatro dígitos);

    – Deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco dígitos);

    – Senadora ou senador (três dígitos);

    – Governadora ou governador (dois dígitos);

    – Presidente da República (dois dígitos).

    Posso votar de bermuda ou com camisa de candidato/partido?

    O TSE informou que não há um código de vestimenta para o dia das votações. Somente não é permitido votar sem camisa ou com roupa de banho. Por isso, é permitido ir de bermuda, chinelo ou de regata no local da votação.

    De acordo com a lei eleitoral, ao chegar para votar, o eleitor pode manifestar a convicção político-ideológica de forma individual e silenciosa. Isso significa que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas com os símbolos ou números dos candidatos.

    Posso levar “colinha” com o número do candidato para a cabine de votação?

    A Justiça Eleitoral incentiva a chamada colinha eleitoral, com os números de candidatas e candidatos escolhidos. O uso da cola no dia da eleição torna mais rápida a digitação dos números na urna eletrônica, além de contribuir para reduzir as filas de votação. Inclusive, o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece um arquivo pronto para impressão, na aba ‘Eleições 2022’. Basta fazer o download, imprimir, e anotar os números de seus candidatos.

    Posso votar fora da minha cidade?

    O TSE abriu prazo para solicitar o voto em trânsito entre os dias 18 de julho e 18 de agosto. O voto em trânsito é temporário — após o pleito, o título retornará à seção eleitoral de origem automaticamente.

    O voto em trânsito é uma possibilidade para quem não está em sua cidade, operando como uma transferência temporária do domicílio eleitoral, válido apenas para o território nacional. Essa opção está disponível para capitais e municípios com mais de 100 mil habitantes.

    Se o eleitor estiver em uma cidade dentro do mesmo estado do domicílio eleitoral, há como votar em trânsito para os cargos de presidente da República, governador; senador, deputado federal e deputado estadual. Se estiver em cidade fora do estado do domicílio, poderá votar apenas para presidente.

    Como consultar o local de votação?

    Em três passos você consegue saber o seu local de votação. Primeiro, acesse ‘Título e local de votação‘; depois, preencha seus dados em todos os campos e, por último, escolha ‘consultar pelo nome’ ou ‘pelo título eleitoral’.

    Lembre-se de que os dados informados devem ser idênticos aos fornecidos quando você tirou o seu título eleitoral. Você também pode baixar o aplicativo e-Título e encontrar essas informações, além de muitas outras.

    Casa haja alguma outra dúvida sobre as eleições 2022, basta acessar o site do TSE.

    Últimas