• O segredo da Carlins Plásticos, empresa petropolitana que completa 57 anos em novembro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Aos 73 anos, o proprietário da Carlins Plásticos, Sr. Cid, conta o segredo de resistir a todos os desafios do comércio 

    Fundada em 03 de novembro de 1965, por Carlos da Silva Filho, o Carlinhos, junto dos sócios Elza Beatriz Veiga e Paulo Rodrigues de Barros, a Carlins Plásticos sempre foi referência em carpetes, divisórias, persianas e pisos. De lá para cá, como todo comércio, a empresa viveu altos e baixos, mas ousou resistir a todos os desafios. 

    Há alguns anos, quem está por trás da tradicional empresa petropolitana é o Sr. Cid, irmão de Carlinhos. Aos 73 anos e parte da empresa desde junho de 1968, ele é exemplo de que, com amor, dedicação e muito trabalho, é possível construir uma história sólida e marcar o cotidiano de diferentes gerações. Afinal, qual petropolitano nunca comprou algo na Carlins Plásticos?

    Foto: Marco Oddone

    A figura do Sr. Cid e a do comerciante se misturam de modo que uma não existe sem a outra. Questionado sobre quem é a pessoa que se senta nesta cadeira há 56 anos, ele conta que é o petropolitano nato, que enxerga beleza na cidade e naquilo que faz. Durante a conversa, o Sr. Cid faz questão de contar que é casado há quase 50 anos com Márcia, sua companheira, com quem tem três filhas. As fotos na parede são da sua família de sangue. A segunda, seus funcionários, ele recebeu de presente quando aceitou ser sócio do irmão, já falecido, Carlinhos.

    Você sabia? 

    No passado, quando foi fundada, a empresa chegou a atender clientes do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Naquela época, o que mais fazia sucesso na Carlins Plásticos eram os revestimentos têxteis. Os carpetes de diferentes espessuras e acabamentos eram muito utilizados, tanto em áreas residenciais quanto comerciais, assim como os pisos vinílicos (vulcapiso), conhecidos por serem flexíveis e de fácil aplicação. “Só para você ter uma ideia da procura por carpetes naquela época, nós chegamos a ter nove colocadores aqui na loja. Atualmente, temos três.”, conta o Sr. Cid. 

    Atualmente, o público procura mais frequentemente pelas persianas, toalhas térmicas para uso doméstico, carpetes para uso comercial, além de tapetes, mantas térmicas e espumas de diferentes densidades. 

    Foto 1: Arquivo Pessoal do Sr. Cid – Foto mostrando a filial da Carlins Plásticos na Rua Paulo Barbosa (1975-1979), ao lado do Banco do Brasil. Depois, a empresa passou a funcionar na Rua do Imperador, número 60. Quem se lembra?  Foto 2: Marco Oddone – Fachada da Carlins Plásticos. Desde 2017, a empresa funciona na Rua do Imperador, número 42. 

    Perto de celebrar 57 anos de empresa, as palavras-chave para o sucesso não se resumem apenas à tradição, qualidade e aos excelentes preços, mas também a uma outra. Na verdade, um pouco mais do que uma. Orgulhoso, ele conta o segredo para permanecer no mercado: gostar daquilo que faz. “Isso aqui é a minha vida. A minha vida está aqui.”, diz. 

    Esse sentimento se estende à equipe da Carlins Plásticos. Sônia Regina Jockem de Macedo, uma das colaboradoras mais antigas, começou a trabalhar na empresa em 1988. Naquela época, seu dia a dia estava atrelado às tarefas do escritório. Com o tempo, ela passou a atender quem entrava na loja. Sônia se saiu tão bem e se afeiçoou tanto aos clientes que acabou mudando de função. “Fui me afeiçoando a quem entrava e me procurava na loja, batendo papo…sou “faladeira”, é disso que gosto: vender. Estou aqui até hoje!”, conta. 

    Foto: Oddone – As irmãs, Vera e Sônia.

    Vera Macedo, irmã de Sônia, também é colaboradora da Carlins Plásticos há muitos anos. “Trabalhei a minha vida toda como vendedora em outra empresa. Quando abriu uma oportunidade para vaga de caixa, acabei vindo. Fiquei nessa função por alguns anos. Atualmente, ajudo o Cid na parte de compras. É uma parceria muito legal, porque ele trata todos como amigos. Quem entra na empresa não sai mais, só com aposentadoria. A maior parte aqui tem 30, 40 anos de casa.”, conta.

    Foto: Marco Oddone

    Sobre o que há de mais gratificante em seu trabalho, o Sr. Cid diz que é reencontrar os clientes e ter um retorno positivo sobre o produto, o atendimento e a loja. Sobre isso, ele conta: “Muitas vezes, as pessoas ligam para cá só para agradecer por termos feito algum serviço. Sempre tem alguém que passa por aqui e diz “olha, comprei um tapete que está lá em casa há 30 anos.” Por isso que eu não ganho dinheiro…”, conta em tom bem-humorado.

    Pelo visto, gostar do que faz é mesmo o segredo para encarar o comércio que há tantos faz parte da vida dos petropolitanos. Vida longa à Carlins Plásticos, que no mês de novembro vai completar 57 anos.

    Outras informações sobre a Carlins Plásticos: 

    Horário de funcionamento: 

    Segunda-feira – 10h às 18h20
    Terça a sábado – 9h às 18h20

    Onde fica: Rua do Imperador, nº 42.

    Telefone: (24) 2243-5575

    Últimas