Fiscais encontram comida imprópria nas prateleiras no Extra
Fiscais do Procon e da Vigilância Sanitária descartaram quase 70 quilos de alimentos impróprios para o consumo na loja do Supermercado Extra, em Quitandinha. Na ação foram descartados alimentos com a validade vencida, fora da temperatura ideal de congelamento e com embalagens violadas. Esta já é a sétima operação realizada em mercados em Petrópolis em 2018, que acarretou em R$ 750 mil em multas devido à reincidência de uma grande rede que possui quatro estabelecimentos na cidade.
Durante a ação, os fiscais flagraram cinco latas de feijão e quatro potes de iogurte fora da validade. Os alimentos com a temperatura inadequada, ou seja, que os tornam impróprios para consumo, foram 20 bandejas e 24 pacotes de salsichas, 16 potes de champignon fatiado e uma bandeja de pizza. Duas peças com queijo parmesão foram encontrados com a embalagem violada. Ao todo, foram 68,999Kg de alimentos descartados no local na presença de representantes do estabelecimento.
“A reincidência tem causado multas, uma vez que essa rede de supermercado tem sido flagrada com problemas semelhantes em todas as suas unidades na cidade. Nesta última ação, também foi solicitado a reforma e adequação dos banheiros do estabelecimento, uma vez que eles estavam em péssimas condições para o uso dos clientes. Vamos manter firme essas ações e, caso as adequações não venham, em última instância, teremos que tirar o alvará de funcionamento da loja”, explica o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que baseia as ações do Procon, são considerados impróprios produtos com prazos de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.
“A Defesa do Consumidor e a Vigilância andam intimamente ligadas. Ações como esta visam a prevenção, eliminar e diminuir os riscos que a população está exposta ao consumir algum alimento impróprio para consumo. É uma atividade feita com rigor, pois é de grande importância para à população”, destaca a coordenadora da Vigilância Sanitária, Dayse Carvalho.
Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.