Concer reabre KM 81 da BR-040 neste domingo
Cinco meses depois que uma cratera se abriu às margens da BR-040, a Concer reabrirá parcialmente o km 81, no sentido Rio de Janeiro, ao tráfego de veículos a partir de domingo (29) . A medida ocorrerá após decisão da Defesa Civil de Petrópolis de desinterditar uma das faixas da pista, baseada no resultado dos laudos técnicos apresentados em março pela concessionária sobre a causa do afundamento de solo na comunidade do Contorno, situada às margens da rodovia. O resultado das investigações técnicas, conduzidas por alguns dos maiores especialistas em geologia do país, concluiu que a ocorrência não teve relação com o túnel da Nova Subida da Serra.
A desinterdição parcial foi comunicada pela Defesa Civil ao Ministério Público Federal na última terça-feira e ocorrerá em paralelo a um monitoramento de como se comportará aquele trecho da pista e as moradias da comunidade – também interditadas desde novembro passado – com o restabelecimento do fluxo de tráfego. Esse acompanhamento técnico será feito por um prazo de sete dias a partir da reabertura parcial da estrada.
Com a reabertura do trecho, poderão transitar pela pista sentido RJ carros, coletivos, caminhões e carretas, com exceção de veículos de carga com dimensões especiais.
Durante a desinterdição parcial, a pista do sentido Juiz de Fora, que opera desde novembro em regime de mão dupla, permanecerá com apenas uma faixa aberta ao tráfego, permitindo a retirada da sinalização provisória ao longo de trecho de três quilômetros.
Em 29 de novembro, a Comunidade do Zizinho, que integra a região do Contorno (situada a 300m do afundamento de solo), foi totalmente desinterditada pela Defesa Civil, permitindo que 40 famílias voltassem para casa. A decisão tomada em relação ao Zizinho também levou em conta laudos técnicos apresentados pela Concer ao órgão municipal.
A Concer informa que todos os documentos, entre relatórios, laudos técnicos, resultados de análises e sondagens produzidos em relação ao afundamento de solo na Comunidade do Contorno foram encaminhados em março não apenas à Defesa Civil do município mas também aos demais órgãos que acompanham a evolução dos estudos e providências adotadas desde 7 de novembro de 2017.
O mais recente documento disponibilizado às autoridades é uma nota técnica, assinada por empresa especializada, que detalha as intervenções executadas para a correção da cratera e para o reforço estrutural daquele trecho da rodovia, que encontra-se seguro e apto ao pleno restabelecimento do tráfego.
Veja como vai funcionar o trecho com a desinterdição
Quem sobe a serra, no sentido Juiz de Fora, trafegará pelo trecho pela faixa da direita entre os kms 81 e 78. A faixa da esquerda nesse trecho ficará interditada para retirada da sinalização provisória. O retorno do km 81 (saída 80-A, logo após o Túnel Quitandinha) permanecerá interditado. Já retorno existente no bairro Duarte Silveira, km 79, será reaberto ao trânsito.
Quem desce a serra, trafegará pela faixa da direita entre os kms 80 e 81. Na altura do Viaduto Galdino Pimentel, a pista vai operar com as duas faixas normalmente.