• LNCC oferece 27 bolsas de estudo científicas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/04/2018 14:35

    O LNCC está divulgando nas universidades suas áreas de atuação, a fim de atrair mais alunos para a carreira de pesquisa. A instituição, onde está instalado o maior computador científico da América Latina, está oferecendo também 27 bolsas de estudos nas áreas de Engenharia, Matemática, Biologia e Computação. 

    As bolsas têm duração de um ano e podem ser renovadas até a conclusão da graduação. Uma vez por ano é realizada a Jornada de Iniciação Científica, para a qual cada aluno apresenta os trabalhos desenvolvidos no LNCC. O professor Renato Silva diz que esses trabalhos acrescentam para os alunos, não só em termos de conhecimento mas como um preparo até para o trabalho de conclusão do curso. "Os trabalhos são desenvolvidos pelos alunos sob a orientação de um pesquisador do LNCC em temas que interessem aos dois, semelhante à monografia que terão que enfrentar no fim do curso. Os alunos não só aprimoram os conhecimentos adquiridos na graduação, como  adquirem novos e também aprendem a desenvolver a pesquisa. Às vezes, levando a publicação do trabalho em congressos científicos, na categoria de iniciação científica".

    Renato Silva explica que “existem duas formas pelas quais o aluno pode fazer iniciação científica no LNCC. Uma é quando é feita uma chamada específica para um certo tema, em que os alunos interessados entram em contato com a instituição. Se tiverem os requesitos pedidos, podem se inscrever no programa. Na outra forma, os alunos preenchem um formulário na página na web do LNCC e esperam até que um pesquisador do LNCC tenha interesse nele e que haja uma bolsa vaga".

    O formulário pode ser encontrado no site http://www.lncc.br/bolsas/bolsas.php. O telefone do LNCC para atendimento aos alunos é 2233-6150.

    Últimas