• DNIT ainda nem concluiu projetos para reforma da União e Indústria

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/04/2018 12:10

    O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) anunciou que a revisão do projeto de revitalização da Estrada União e Indústria está em fase final de execução. Segundo o órgão, assim que for aprovado, será iniciado o processo para contratação de uma empresa que executará o serviço, o que deve acontecer até setembro. O projeto que tem um atraso de quase sete anos, deve finalmente sair do papel. Enquanto isso não acontece, os quase 100 mil usuários que utilizam o trecho todos os dias, precisam conviver com buracos no asfalto, falta de acostamento, capina e sinalização precária. 

    O projeto para revitalização da via é antigo. Em 2009, a Justiça determinou que o Dnit elaborasse um projeto de recuperação do trecho do Retiro até Pedro do Rio. O projeto até chegou a ser feito, em 2011, mas após quase sete anos ainda não começou a ser executado. Além de descumprir a determinação da Justiça, o Dnit não renovou o contrato de manutenção emergencial, que terminou em dezembro do ano passado.

    Com isso, a Secretaria Municipal de Obras foi forçada a assumir temporariamente o serviço em virtude do risco de acidentes por causa dos muitos buracos na estrada. Entre janeiro e março, mais de 12 km da Estrada União e Indústria receberam 225 toneladas de asfalto. A Secretaria de Obras informou ainda, que a Prefeitura segue cobrando que o órgão cumpra a obrigação de fazer a manutenção viária na estrada.

    Além da recuperação da via, o DNIT deveria realizar obras de contenção, drenagem e sinalização. O projeto apresentado em 2011 chegou a ser licitado em 2016. No entanto, a empresa vencedora abriu mão do contrato. A empresa que ficou em segundo lugar também não quis assumir o projeto, alegando que o valor de R$ 34 milhões oferecido pela vencedora não cobriria os custos da obra. A nova licitação deve ser anunciada assim que o projeto for aprovado pelo órgão. 



    Últimas