Festa para São Jorge no Independência
A comunidade católica do bairro Independência está se preparando para celebrar a festa de seu padroeiro, São Jorge, que acontece segunda-feira, dia 23. O bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão (OSB) preside a missa das 9h, sendo que as atividades tem inicio às 6h, com a alvorada festiva e missa. O pároco da Igreja do Independência, Padre Rodrigo Celso Pedro disse que todos os devotos e fiéis estão convidados para celebrar a festa de um santo que deu a sua vida para testemunhar o amor a Jesus Cristo.
A festa de São Jorge acontece neste domingo (22), com missa às 19h. Em seguida haverá apresentação da cantora Laís Rabello. Na segunda-feira (23), a missa acontece nos seguintes horários: 6h, 7h, 9h, 11h, 13h30 e 15h. Às 17h acontece o momento cultural e às 18h, procissão. A festa na segunda-feira, dia do padroeiro termina com apresentação da cantora Olívia Ferreira que participa da missa e benção do santíssimo, às 19h.
Conhecido como ‘o grande mártir’, São Jorge foi martirizado no ano 303. A seu respeito contou-se muitas histórias. Fundamentos históricos temos poucos, mas o suficiente para podermos perceber que ele existiu. Pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge então renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.
Diz a história que São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado. Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde normalmente o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão: “Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres”.