• Quem vocês procuram?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/04/2018 13:25

    Judas Iscariotes não imaginava que entraria para a história da humanidade como exemplo de traição. Antes dele, muitos reis, rainhas e senhores poderosos foram traídos e os traidores foram esquecidos. Judas, no entanto, ficou marcado pela história por desconhecer a quem estava realmente traindo – o filho de Deus, o salvador da humanidade!

    Se prestarmos atenção no diálogo entre Jesus e o grupo liderado por Judas quando estes vão prender Jesus, veremos que eles jamais imaginavam estar prendendo o Filho de Deus. Jesus pergunta: – “Quem é que vocês estão procurando?” (João 18.4). A resposta foi: – “Jesus de Nazaré.” (João 18.5). 

    Estas pessoas que foram prender Jesus, assim como grande parte do povo de Israel, viam em Jesus apenas o filho do carpinteiro José. Alguém igual a eles – um ser humano mortal. Tanto que nem reconheceram Jesus, tão parecido em tudo Ele era com os demais que o acompanhavam. Judas também achava isso. Achava que estava apenas traindo um homem.

    Este modo de pensar continua a ocupar espaço também em nossos dias. Grupos religiosos confessam este pensamento. Para eles, Jesus não passa de um ser humano com algumas qualidades especiais: um grande líder, modelo, excelente orador, fiel a seus princípios, com poderes extraordinários, um profeta.

    Assim, a pergunta que se coloca é: quem é Jesus para nós? Apenas ser humano extraordinário OU também o filho de Deus, salvador da humanidade?

    Nos Evangelhos, temos duas pessoas que confessam de forma clara quem é Jesus: Pedro e Marta. Em Marcos 8.29,30, Jesus pergunta aos discípulos: – “E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?” Pedro toma a palavra em nome de todos os discípulos e responde à pergunta de Jesus: – “Tu és o Cristo”. A afirmação de Marta se dá quando Jesus chega a Betânia, quatro dias depois da morte de Lázaro (João 11.1-46). Marta, ao saber que Jesus estava se aproximando, sai correndo ao seu encontro, lamentando a morte do irmão. Jesus lhe diz: – “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (João 11.25,26) Ao que Marta responde: – “Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo.” (João 11.27).

    Quem é Jesus para mim? A resposta cada um precisa dar com seu coração. 

    O convite de Pedro e Silas ao carcereiro em Atos dos Apóstolos 16.31 é válido ainda para cada um de nós: 

    – CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, TU E TUA CASA!

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703

    Últimas