Publicações raras da Academia Petropolitana de Letras são reunidas em coletâneas
A Academia Petropolitana de Letras (APL) lançou no último mês a Coletânea de Revistas da APL, uma obra que reúne todas as revistas lançadas nesses 100 anos pela Academia. O objetivo é resgatar a produção acadêmica, literária, intelectual e histórica da APL ao longo de todo esse tempo.
Um dos objetivos é disponibilizar as revistas ao público em formato de fac-símile, como uma reimpressão das edições. Segundo Cléber Francisco Alves, organizador da Coletânea e membro da APL, a coleção completa é rara de ser encontrada.
A Coletânea se divide em três tomos. O primeiro foi lançado no dia 6 de agosto, na Celebração do Centenário da Academia e foi o único publicado de forma impressa. No entanto, os três estão disponíveis para download gratuito no site da APL. E o primeiro tomo está disponível em formato físico na Livraria Nobel, na Rua 16 de Março.
Vale ressaltar que em todas as revistas, além de conter a reprodução em fac-símile das páginas das revistas distribuídas em três volumes, eles possuem também, na parte inicial do livro, uma parte institucional. Ou seja, o registro da fotografia e da listagem dos atuais membros da Academia e o nome do patrono de cada cadeira, além da relação de todos os ocupantes anteriores de cada cadeira. Há ainda um prefácio escrito pelo presidente da APL e professor, Leandro Garcia.