• Ciep abandonado sofre com vandalismo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/04/2018 16:45

    Um prédio destinado a educação que hoje está sendo alvo de vandalismo. O Ciep Santos Dumont, no Quarteirão Italiano, está há mais de um ano fechado e sem manutenção. A capina é realizada poucas vezes durante o ano, e carteiras velhas têm sido utilizadas no pátio para sinalizar locais onde o piso afundou. Além disso, sinais de infiltração e outros problemas estruturais impressionam. Ainda mais se for levado em conta que em 2017 o espaço chegou a ser oferecido pelo município à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para abrigar a faculdade, o que não aconteceu.

    Como se não bastasse a escola desativada, que poderia abrigar centenas de estudantes por conta do tamanho, está sendo utilizada indevidamente. Isso porque vândalos têm invadido e depredado o local. Janelas foram quebradas e até alguns itens furtados. A escola que foi construída pelo estado, passa atualmente por um processo de municipalização, segundo a prefeitura.

    Segundo o presidente da associação de moradores do bairro, Carlos Vasconcellos, a região onde a escola fica é uma das mais violentas da cidade e justamente a educação poderia ajudar a reduzir os índices de criminalidade. “O Ciep é invadido com frequência por usuários de drogas. Além de causar insegurança e medo desejamos que a escola seja reativada e utilizada para abrigar atividades educacionais gratuitas. Queremos que esse espaço seja um refúgio de boas ideias e que estimule nossas crianças e jovens a buscarem bons caminhos e não o contrário”, desabafou.

    A Secretaria de Educação informou que vai solicitar à Polícia Militar que seja feito um reforço da segurança nas proximidades do Ciep. E, que o processo de municipalização do Ciep Santos Dumont está em fase de formalização do processo para a inclusão da escola no termo de convênio de municipalização já existente com o município perante a Secretaria Estadual de Educação, para posterior publicação da municipalização no Diário Oficial do Estado. Após esse trâmite, será publicado o decreto de municipalização no Diário Oficial do município. A intenção é que a unidade seja adaptada para receber alunos do ensino fundamental da rede municipal de Educação.

    Últimas