
Exposição reúne artistas de Petrópolis, Rio e São Paulo no Quitandinha
Intercâmbio é a troca de experiências, de aprendizado. É um processo de ampliação das relações culturais e pode ser definido como a disposição de ir ao encontro do outro, levando o que se é, o que se sabe. Foi pensando nesse gesto, a partir do qual se estabelecem trocas de vivência e de informações, que o Sesc-RJ realiza no Palácio Quitandinha a exposição “Intercâmbios: tempos cruzados”, na qual dois artistas de Petrópolis – Carolina Ponte e Pedro Varela – recebem dois artistas de fora: Márcia de Moraes, de São Paulo, e Rodrigo Torres, do Rio de Janeiro. A exibição vai até 15 de julho, das 9h30 às 17 horas.
“Os quatro artistas possuem poéticas singulares, mas partilham o processo de colagem, edição e montagem que configura suas produções”, explica a curadora da exposição, Marisa Flórido, que pontuou nesse trabalho a ideia dos tempos que se cruzam, das conexões e reconexões que produzem múltiplos sentidos e significados, explicitado no processo criativo desses artistas.
A exposição “Intercâmbios: tempos cruzados” integra a programação do eixo Sesc Territórios, que tem o objetivo de promover visibilidade à produção de artistas locais, potencializando as ações e criando um espaço de intercâmbio entre o Sesc RJ e os produtores culturais, o que possibilita um panorama da produção artística local, a descoberta de novos talentos e a promoção da diversidade cultural.
Além da exposição, o Sesc RJ realizará atividades educativas como visita mediada e oficinas, além de disponibilizar os textos da exposição em braile.
Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2245-2020. O Palácio Quitandinha fica na Avenida Joaquim Rola, nº 2, no Quitandinha.