• E o galo cantou

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/04/2018 13:00

    Fazer promessas sob a emoção do momento pode ser perigoso. Nesta hora, nem sempre o nosso raciocínio tem isenção suficiente para tomar decisões objetivas. Pode parecer tudo muito fácil ou muito difícil. Tomamos, nesta hora, decisões impensadas. Com um pouco mais de calma e tempo, sob maior equilíbrio emocional, podemos ver as coisas com mais clareza, pensamos melhor antes de qualquer decisão.

    Pedro falou sob a emoção do momento. Fez uma promessa clara para Jesus. Depois de ter participado da última ceia com Jesus, depois de tê-lo visto lavar os pés dos discípulos, de ouvi-lo falar em despedida, Pedro, emocionado, disse: 

    – Por ti darei a própria vida. (João 13.37)

    Isso parecia ser fácil, com Jesus ali presente. Mas Jesus conhecia Pedro e conhece os seres humano. Por isso, logo disse a Pedro: 

    – Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes. (João 13.38)

    O que fora dito na hora da emoção logo se dissipou (veja João 18.15-18, 25-27). Enquanto acontecia a prisão e o encaminhamento do julgamento de Jesus, Pedro negou Jesus três vezes e o galo cantou. Lá se foram as promessas do fiel discípulo.

    E O GALO CANTOU. Toda vez que o galo canta, nos lembramos do episódio de Pedro. E também nos lembramos de nós mesmos. Todos cristãos. A Páscoa virou feriadão. Poucos se lembram de ir à Igreja agradecer a Deus pela salvação concedida por Jesus Cristo. Da mesma forma o Natal. Se formos falar em Pentecostes, muitos não saberão nem do que se trata. Ascensão, por ser num dia de semana, caiu no esquecimento. 

    E O GALO CANTOU. Quando saímos da Igreja e vamos para a vida no seu dia a dia, vemos o quanto somos iguais a Pedro. Vivemos num país que se diz cristão. Mas com tanta corrupção em todos os níveis, egoísmo exacerbado, ganância sem limites, mentiras, traições, enganos, violência, roubo… Onde está a nossa fidelidade a Deus?

    Que possamos reconhecer sempre nossa fraqueza de fé, buscar a luz divina para nos guiar e pedir, como pediram os discípulos a Jesus:

    – AUMENTA-NOS A FÉ. (Lucas 17.5)

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703

    Últimas