• Grêmio desafia Vila Nova um dia após trocar Roger Machado por Renato Gaúcho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/09/2022 08:00
    Por Estadão

    Depois de anunciar a demissão do técnico Roger Machado e a contratação de Renato Portaluppi para substituí-lo, o Grêmio vai a campo já nesta sexta-feira, ainda sem a presença do novo treinador no banco de reservas. Caberá ao interino César Lopes, técnico do time de transição, tentar encerrar a má fase gremista em partida frente ao Vila Nova-GO, marcada para esta sexta-feira, às 21h30 na Arena do Grêmio, pela 28.ª rodada da Série B.

    O Grêmio tem 44 pontos, na quarta colocação, mas já viu o Londrina encostar, com 41, e vem preocupando a torcida com a possibilidade de deixar o G-4. Na última rodada, levou 2 a 0 do Criciúma, em Santa Catarina, resultado que aumentou a pressão que já era grande sobre Roger Machado. O desfecho foi uma inesperada demissão anunciada na noite de quinta-feira.

    A troca de Roger por Renato Gaúcho repete a mesma situação vivida pelo clube em 2016. Na época, após a substituição no comando, Renato levou o Grêmio ao título da Copa do Brasil no mesmo ano e, em 2017, ganhou a Copa Libertadores.

    Adversário do time gaúcho nesta sexta, o Vila Nova venceu a Chapecoense em plena Arena Condá, por 2 a 1, na rodada passada. Ocupa o 17.º colocado, com 28 pontos, e pode deixar a zona de rebaixamento em caso de nova vitória. Em 16.º, o Brusque soma os mesmos 28 pontos e está na frente por ter três triunfos a mais.

    Além de toda a crise cultivada nas últimas semanas, o Grêmio tem de lidar com algumas baixas no elenco. Nicolas está com uma lesão na panturrilha esquerda, enquanto Janderson fraturou duas vértebras e deverá voltar apenas nas rodadas finais da Série B.

    Por outro lado, Biel foi liberado pelo DM, assim como o goleiro Brenno, que havia sofrido uma contratura na coluna cervical. Os veteranos Edilson, lateral, e Lucas Leiva, meio campo, chegaram a atuar no time reserva em boa parte do treinamento. Caso isso se confirme, Rodrigo Ferreira e Campaz herdam as respectivas vagas.

    Do outro lado, no Vila Nova o técnico Allan Aal não contará com o meia Wagner, ex-Fluminense e Cruzeiro, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. Mas o lateral Alex Silva volta após cumprir suspensão automática. Neto Pessoa, por sua vez, foi vetado pelo DM com uma contusão muscular.

    A expectativa é que o treinador faça mínimas mudanças no time, pensando em melhorar ainda mais o entrosamento entre seus jogadores, principalmente após ter conquistado uma importante vitória fora de casa. “É um jogo bastante difícil, com uma atmosfera bastante pesada pra cima deles. Sabemos o que vamos enfrentar, então estamos todos focados para buscar os três pontos”, ressaltou Dentinho.

    ITUANO ENFRENTA LANTERNA

    Ainda na sexta-feira, o lanterna Náutico enfrentará o líder do segundo turno, o Ituano, em jogo previsto para as 19h, no Estádio dos Aflitos, em Recife (PE). Com 37 pontos e fazendo grande campanha no segundo turno, o Ituano tenta se aproximar do G-4, diferente do Náutico, que tenta quebrar a sequência negativa de quatro derrotas seguidas para almejar sair da última posição. O time pernambucano tem 21 pontos, que perdeu por 2 a 0 para o CSA, em Maceió, na última rodada. O Ituano empatou sem gols, em casa, com o Operário-PR.

    Últimas