“Motorista Amigo do Ciclista” rodoviários passam por capacitação para mais segurança no trânsito
Mais de 20 profissionais da empresa Cidade das Hortênsias participaram da primeira turma do curso de capacitação “Motorista Amigo do Ciclista” que teve início nesta segunda-feira (22), na garagem da operadora. A ideia é instruir, conscientizar e gerar uma atualização de informações para os motoristas, com base no Código de Trânsito Brasileiro, para a condução preventiva, segura e pacífica. A iniciativa conta com a parceria da Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe) e também foi uma homenagem a todos os ciclistas, que têm como data comemorativa o dia 19 de agosto.
“Percebemos a necessidade de fazer esta parceria com a Acipe para atualizar os conhecimentos do Código de Trânsito Brasileiro e também tornar o convívio dos motoristas de ônibus com os ciclistas cada vez mais pacífico e cordial”, destacou Valesca Rodrigues Bernardino, psicóloga da empresa.
O programa é dividido em duas partes: teórica e prática. Na parte teórica, são abordados pontos como: o que diz o Código de Trânsito Brasileiro; o perigo de andar colado na bicicleta; o respeito à distância de 1,5 m; o cuidado necessário nas curvas, cruzamentos e ultrapassagens; como agir próximo aos pontos de ônibus; como proceder em relação ao ponto cego; dentre outros assuntos.
Já na parte prática, os motoristas vão para o lugar dos ciclistas e experimentam as sensações que os mesmos têm no trânsito, principalmente quando estão próximos a um veículo de grande porte. Mesmo já respeitando todas as regras e normas de trânsito, a parte prática permite que os rodoviários se coloquem no lugar do ciclista e não esqueçam mais as impressões e percepções que tiveram.
Para Isabella Alvim Guedes, presidente da Acipe, a adesão das empresas ao curso é essencial para um trânsito mais seguro e cordial.
“Acho muito importante que os motoristas participem deste curso e fico feliz que tenha sido adotado por diferentes empresas na cidade. A bicicleta é um veículo não motorizado e está respaldado pela legislação de trânsito. É fundamental que os motoristas compreendam dessa forma, respeitando o ciclista, dando passagem prioritária, distanciamento mínimo e reduzindo a velocidade ao ultrapassar. O ciclista é uma pessoa, que tem sua vida e está se esforçando em cima de uma bicicleta para se deslocar – independente do objetivo. Quando principalmente o motorista do coletivo respeita o ciclista, nos dá uma sensação de encorajamento e empatia enormes. Um trânsito mais pacífico com certeza é o que mais salva vidas”, afirmou.