ISP: número de tentativas de homicídio em fevereiro foi o maior em 15 anos
As duas delegacias de Petrópolis registraram em fevereiro o maior número de tentativas de homicídio dos últimos 15 anos: foram 15 crimes deste tipo, número que representa quase o dobro do registrado em janeiro, quando a polícia recebeu oito denúncias. Os dados, do Instituto de Segurança Pública, foram divulgados ontem e mostram também que o número de registros de casos lesão corporal dolosa (foram 120 em fevereiro), embora tenha caído em relação a janeiro, quando foram registradas 130 ocorrências, representa quase o dobro do verificado em fevereiro do ano passado. Na época, as duas delegacias registraram 52 crimes do tipo.
O aumento, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, pode não representar a realidade. Isso porque de janeiro a abril de 2017 houve paralisação de serviços na Polícia Civil, o que levou ao que o órgão chamou de “atípica subnotificação de determinados delitos” nesse período. Com isso, comparando os índices verificados em fevereiro deste ano com os registrados no mesmo período de 2017, verifica-se aumento generalizado, com mais registros também no número de casos de estelionato, estupro, furto, roubo e ameaça.
O aumento no número de registros, mostram os dados, não foi pequeno: os casos de estelionato aumentaram quase quatro vezes, de 11 em 2017 para 42 este ano. O mesmo aconteceu com o número de estupros – 2 em 2017 e 7 este ano. Casos de furto subiram de 42 para 161, assim como roubos, de 11 para 18, e ameaça, de 41 para 116. Os dados também mostram aumento no número de apreensões de drogas – de 52 em fevereiro de 2017 para 62 no mesmo período deste ano – e de veículos recuperados – 7 em fevereiro de 2017 e 12 este ano.